O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou, nesta segunda-feira (31), de reunião no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) para tratar sobre a preparação do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC).
Detalhes a respeito da organização do evento, que será realizado entre os dias 2 e 5 de dezembro, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), na capital catarinense, foram tratados na reunião. Temas como uso de Inteligência Artificial no âmbito do controle externo e capacitação de gestores públicos também estiveram em pauta no encontro.
O diálogo ocorreu após uma visita técnica ao CentroSul para conhecer melhor o espaço, que deverá receber mais de duas mil pessoas durante o Congresso.
Participaram da reunião os conselheiros Herneus João De Nadal, presidente da Corte catarinense, José Nei Alberton Ascari, vice-presidente, Adircélio de Moraes, corregedor-geral do TCE-SC e vice-presidente de Relações Internacionais da Atricon, Wilson Rogério Wan-Dall, supervisor da Ouvidoria, e Luiz Eduardo Cherem, além de técnicos da Atricon e do Tribunal de Contas.
IV CITC
Realizado a cada dois anos, o congresso internacional reúne membros, servidores e colaboradores dos TCs do Brasil e do exterior para debates, reflexões e troca de experiências entre os integrantes do sistema de controle externo.
O IV CITC é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).
O evento tem apoio institucional dos Tribunais de Contas dos Estados de Minas Gerais (TCE-MG), Mato Grosso (TCE-MT), Rondônia (TCE-RO) e Rio Grande do Sul (TCE-RS), do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos TCs do Brasil (ANTC), do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop).