Sebrae capacita servidores do TCE-PI sobre Lei das Micro e Pequenas Empresas

CapacitaçãoSebrae_TCE-PIO Consultor do Projeto Compras Governamentais do Sebrae Nacional, Luís César Pivovar, ministrou uma palestra, na manhã de hoje (13), aos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) com o objetivo de orientá-los para a aplicação da Lei Complementar 147/2014 que altera a LC 123/2006.

Em 2014, a Lei Complementar 147/2014 ampliou os direitos das Micro e Pequenas Empresas nos processos licitatórios da Administração Estadual e municipal, pois a contratação dessas empresas passou a ser obrigatória. “Esta palestra é voltada para que os que fiscalizam as compras públicas nos municípios conheçam e exijam o que determina a lei”, explicou Luís César Pivovar.

Entre as principais implementações está a que a Administração Pública deve realizar licitações exclusivas para as MPE’s nas contratações no valor de até R$ 80 mil e que os órgãos poderão exigir a subcontratação de micro e pequenas empresas por grandes empresas. Outra medida a ser seguida pela Administração são as cotas de produtos exclusivos, somente para pequenos negócios.

Segundo o consultor de Sebrae, os gestores e os micro e pequenos empreendedores também serão capacitados. “Capacitaremos todos quem envolvem o ciclo: quem fornece, quem compra e quem fiscaliza, para que todos estejam falando a mesma língua. A aplicação dessas determinações são fundamentais para que as políticas de desenvolvimento local saíam do papel e o munícipio deixe de ser refém de políticas assistencialistas e do FPM”, destacou.