A Rede de Secretários-Gerais de Controle Externo (Seconex), uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), realizou sua primeira reunião presencial, nesta quinta-feira, 1º, em Recife (PE). Coordenada pelo vice-presidente executivo da entidade, Joaquim de Castro, a Rede Seconex foi institucionalizada oficialmente durante a abertura do I Congresso Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas.
A Rede atua como instância propositiva, colaborativa e consultiva da Atricon e do IRB. Durante o encontro, foi apresentada a portaria e sua sistemática de funcionamento. Também foram discutidos projetos estratégicos da Atricon que impactam a Rede e ações voltadas para a primeira infância, tema abordado pelos diretores de Fiscalização do TCE-SP, Diego Maciel e Alexandre Dutra. Além disso, outras pautas de interesse foram discutidas.
A criação da Rede Seconex é a materialização de um compromisso assumido no ano passado durante o Congresso dos Tribunais de Contas. Na ocasião, houve uma reunião com os secretários de Controle Externo, na qual o presidente da Atricon, Edilson Silva, se comprometeu a institucionalizar e fortalecer a rede de secretários de Controle Externo, para também ampliar a participação nos projetos estratégicos da Atricon. A iniciativa reforça a estrutura de colaboração, como também assegura uma maior integração e contribuição nos importantes projetos desenvolvidos pela Atricon.
Participaram o presidente da Atricon, Edilson Silva, os secretários-gerais de Controle Externo, a auditora e colaboradora da Atricon Risodalva Castro (TCE-MT), a auditora do TCMGO, Priscila Borges, enlace da vice-presidência executiva, a chefe de Gabinete do presidente da Atricon, Ana Paula Ramos, e o coordenador-geral do Instituto Rui Barbosa (IRB), Juraci Muniz.