Secretaria de fiscalização do TCE-MA validará informações relativas ao Programa Nacional de Transparência Pública

A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Sefis) divulgou a relação de fiscalizados do TCE maranhense aptos à fase de validação das informações relativas ao Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Os habilitados concluíram dentro do prazo e de forma integral os procedimentos de autoavaliação previstos no PNTP.

O Programa Nacional de Transparência Pública é uma inciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) em parceria com os Tribunais de Contas de todo o Brasil, com o objetivo de promover ações voltadas à ampliação da transparência das informações do Poder Público, através da fiscalização dos Portais de Transparência.

Entre as diversas ações que integram o programa, destacam-se a realização do Levantamento Nacional de Transparência Pública, o desenvolvimento do Radar da Transparência Pública Nacional e institucionalização de novembro como o Mês da Transparência Pública Nacional.

As avaliações realizadas nos portais da transparência no contexto do Programa Nacional de Transparência Pública são baseadas em critérios e diretrizes que contemplam as regras de transparência definidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Lei de Acesso à Informação (LAI), abrangendo os seguintes aspectos: o foco é o cidadão? Os portais asseguram aos cidadãos o direito de acesso aos dados? Os dados abertos disponibilizados são completos, atuais e acessíveis? Há controle sobre a divulgação de informações sigilosas? As informações são divulgadas nos portais em locais de fácil acesso? São divulgados dados sobre execução orçamentária e financeira?

Os portais da transparência que atendem aos critérios de avaliação do PNTP são classificados conforme o percentual de critérios atendidos e recebem selo de transparência nas categorias Diamante, Ouro ou Prata.

Para o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, os portais de transparência são ferramentas essenciais no acesso à informações relativas à gestão pública e indutores do controle social. “O Programa Nacional de Transparência Pública desenvolve ações efetivas que pretendem aproximar ainda mais a gestão pública dos cidadãos. O acesso a dados confiáveis e compreensíveis possibilita o acompanhamento das medidas adotadas pelos gestores e estimula o exercício do controle social”, afirmou.

Clique no link a seguir para conferir a relação dos fiscalizados aptos à fase de validação das informações do PNTP pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão: https://app.tcema.tc.br/diario/publicacao/pdf/8849 

Fonte: TCE-MA