Seminário do TCDF foca no combate à má aplicação de recursos públicos

Começou, nesta quarta-feira, dia 22 de agosto de 2012, o  de Normas e Procedimentos de Controle Externo, destinado aos servidores do Distrito Federal. O evento termina amanhã, dia 23, no Auditório da Imprensa Nacional.

Durante a abertura do SEMAT, a presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Conselheira Marli Vinhadeli, ressaltou os benefícios da capacitação constante dos gestores públicos. “Esses encontros em muito contribuíram para a melhoria da instrução dos processos do TCDF e para a qualidade dos processos que chegam dos órgãos jurisdicionados”.

O vice-presidente do TCDF, Conselheiro Manoel de Andrade, também falou sobre a importância de preparar os servidores para fazer com que as ações do governo possam ocorrer com o menor gasto possível. “O SEMAT significa uma parte da manutenção dessa força matriz que é o Estado”, disse. No mesmo sentido, o Secretário de Fazenda do DF, Marcelo Piancastelli, lembrou que as atividades de controle são fundamentais para o bom êxito das ações do setor público. “Uma vez que há desvio de recursos, é difícil recuperá-los. Por isso é tão importante agir de maneira preventiva”, afirmou.

A relevância do Seminário também foi lembrada pelo Procurador-Geral do Ministério Púbico junto ao TCDF, Demóstenes Trés Albuquerque. “O SEMAT é um evento importante para o aprimoramento não só do controle, mas do controlado”, citou. Opinião também compartilhada pelo Secretário-Geral de Controle Externo do TCDF, Humberto Ferro. “Que todos possam tirar das palestras o melhor proveito possível e agregar conhecimento”, completou.

O Conselheiro do TCDF Ronaldo Costa Couto, que é doutor em história pela Universidade Paris-Sorbonne, aproveitou a oportunidade para lembrar que há exatos 36 anos morria o presidente visionário Juscelino Kubitscheck, responsável pela construção de Brasília e pela modernização do país. O Conselheiro pediu aplausos para JK e todos os participantes do evento prestaram homenagem ao presidente visionário.

Leave a Reply