Aproximadamente 120 servidores vinculados à educação pública de municípios da Região Metropolitana de Curitiba participaram, na última terça-feira (16), do Seminário de Boas Práticas em Educação, promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), no auditório da Corte, no Centro Cívico da capital paranaense.
O evento tem como foco a troca de experiências e a disseminação de boas práticas na área educacional, estimulando a melhoria contínua das políticas públicas e o fortalecimento da transparência na gestão. As iniciativas apresentadas foram identificadas pela equipe da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do TCE-PR, responsável pelas fiscalizações na área da educação realizadas nos municípios entre 2024 e 2025.
A abertura do seminário contou com a presença do presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Linhares; do vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola; do procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE-PR (MPC-PR), Gabriel Guy Léger; e do coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres.
Abertura
Ao saudar os participantes, o presidente Ivens Linhares destacou a relevância do compartilhamento de boas práticas como vetor de desenvolvimento da educação pública. O conselheiro ressaltou, ainda, a atuação institucional da Atricon, por meio do trabalho conduzido pelo vice-presidente Cezar Miola, no incentivo à cooperação entre os tribunais de contas e à adoção de iniciativas eficazes na área educacional.
Em sua manifestação, Cezar Miola elogiou a iniciativa do TCE-PR de promover um espaço de diálogo e aprendizado entre os servidores da educação, enfatizando o papel orientador e colaborativo dos tribunais de contas junto aos gestores públicos. Segundo ele, a atuação dos órgãos de controle deve priorizar políticas que garantam o direito à educação de qualidade para crianças e adolescentes, com foco em resultados e equidade.
Também integrou a mesa de abertura, representando os participantes do seminário, a secretária municipal de Educação de Colombo, Luciane Dala Valle Correia de Freitas, que destacou a importância do intercâmbio de experiências promovido pelo TCE-PR como ferramenta para a qualificação das políticas educacionais nos municípios.
Programação
Ao longo do dia, o seminário promoveu debates organizados em quatro mesas temáticas, conduzidos por servidores das prefeituras responsáveis pelas boas práticas e mediados por técnicos do TCE-PR.
A primeira mesa abordou metas de desempenho, com discussões sobre definição de objetivos, uso de avaliações diagnósticas e estratégias de recomposição da aprendizagem, com a participação dos municípios de Fazenda Rio Grande, Rio Branco do Sul e Araucária.
A segunda tratou do acompanhamento escolar e da formação continuada, com foco em programas de capacitação e monitoramento pedagógico, reunindo representantes de Araucária, Colombo, São José dos Pinhais, Piraquara e Rio Branco do Sul.
Na sequência, a terceira mesa dedicou-se ao reforço escolar, debatendo estratégias de recuperação da aprendizagem e o envolvimento da comunidade, com a participação de Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Campo Magro.
Encerrando a programação, os mesmos municípios aprofundaram discussões sobre alimentação, saúde e infraestrutura escolar, reforçando a importância de ambientes adequados para o pleno desenvolvimento dos estudantes. O encontro foi finalizado com uma discussão conjunta sobre as experiências apresentadas.