Seminário no TCE-SE debate importância e o papel dos auditores de controle externo

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) sediou na manhã desta segunda-feira, dia 1º, em parceria com a Associação dos Auditores de Controle Externo (AUD-TCE-SE), o III Seminário dos Auditores de Controle Externo do TCE/SE. A iniciativa teve como temática central “O desafio do novo formato de controle da Administração Pública baseado em dados e evidências”.

O Seminário, que teve como objetivo debater o papel do auditor de controle externo e a administração pública, reuniu não apenas integrantes do corpo técnico do TCE, como representantes de diversas instituições públicas.
28ce89b9-6584-41ba-9ae5-7d47fd01d19e.jpg

“[….] (Várias autoridades) estão aqui, hoje, para ouvir um pouco mais sobre a carreira de auditor de controle externo, e isso faz com que a nossa carreira cada vez mais se consolide, seja acessível ao público, que todos entendam o real papel e a função do auditor. Como o auditor de controle externo influencia e atua dentro do Tribunal de Contas”, afirma Shara Lessa, presidente da AUD-TCE-SE.

O presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Ismar Viana, ressaltou a missão que o evento teve, de estimular o debate crítico e o fortalecimento das instituições.

“[…] busca lançar luz no desafio que há das instituições de controle em evidenciar, de fato, suas ações de controle, de modo que a sociedade compreenda a razão da sua existência – por que aquele órgão agiu?, por que aqueles critérios de escolha das entidades jurisdicionadas a serem auditadas?. Então, o evento dessa natureza se propõe, basicamente, a descortinar a importância do Tribunal de Contas para o regular funcionamento, reitero, da administração pública brasileira”, disse.
5e8f7b18-1bf8-420e-bccb-dd34a05e3208.jpg

Em seu discurso, a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, reconheceu o papel fundamental do papel dos auditores de controle externo.

“É fundamental destacarmos que os auditores de controle externo desempenham um papel essencial para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de maneira responsável e em benefício da sociedade. Sou testemunha de que o profissionalismo e a qualificação técnica das senhoras e senhores é imprescindível para que cada real gasto pelos administradores públicos esteja aliado com os princípios da legalidade, da economicidade e da eficiência. Mais até que uma função técnica, eu diria, que auditoria de controle externo é também uma vocação”, afirmou.
17f369b7-a9c6-412c-8940-ff80c29f5d17.jpg

O evento foi composto por três palestras: “Avaliação Nacional dos órgãos de auditoria e instrução processual: perspectivas estruturantes e efetividade de atuação”, ministrada pela auditora de controle externo do TCE/CE e mestre em planejamento e políticas públicas, Thaisse Craveiro; “Comunicação Humanizada”, conduzida pelo juiz federal e escritor, Kleiton Ferreira; e “Palco eleitoral no final do mandato: condutas vedadas e a coreografia fiscal “, ministrada pelo auditor de controle externo do TCM/BA e professor da UFBA, Vitor Maciel.
335618aa-dc53-4f1a-b812-8a1b4930b2b0.jpg

“Anualmente, diversas AUDs, diversas associações afiliadas da ANTC organizam seus seminários, porque a gente tem o Dia Anual do Auditor de Controle Externo e esse dia é para provocar reflexões. […] (Trouxe) reflexões relacionadas a perspectivas mais históricas, estruturantes do órgão de auditoria e instrução processual, porque todo o desempenho dessas atividades finalísticas de controle externo tem como premissa essa regularidade na organização e no funcionamento dos órgãos de instrução, das conhecidas unidades técnicas. Sem essas estruturas adequadas, a gente invalida trabalhos relevantes da auditoria de controle externo e isso ainda tem repercussões tanto na seara eleitoral quanto na seara da improbidade”, resumiu a palestrante Thaisse Craveiro.​
1b8bbe5c-b507-4fca-b53c-76c3ab7336c1.jpg
Fotos: Marcelle Cristinne e Cleverton Ribeiro

Fonte: TCE-SE