Servidores do TCE-AM doam sangue ao Hemoam

Servidores e colaboradores do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participaram, na manhã e tarde desta quinta-feira (28/03), da campanha “Quem doa sangue multiplica solidariedade e salva vidas” da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas  (Hemoam). O “Vampirão” ficou na praça do TCE durante todo o dia.

Esta é a terceira vez que a campanha chega ao TCE, fruto de parceria com o Hemoam. Neste ano, 106 servidores se disponibilizaram a fazer a doação. Até as 14h, 60 bolsas de sangue — com 450 ml em cada — haviam sido coletadas e devidamente armazenadas.

Incentivadora da campanha, a conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, acompanhou os servidores no início da maratona de doação. Dentro do Vampirão destacou a importância da colaboração do Tribunal de Contas na ação. “Parabenizo todos pela iniciativa. Essa ação integra e aproxima o TCE da sociedade, sem falar que ajuda a salvar vidas”, ressaltou.

Ao comentar que já teve amigos que precisou de sangue, o servidor Álvaro Raposo destacou que estava doando sangue pela terceira vez no TCE e disse que “ação era uma oportunidade para salvar vidas”.

Reconhecimento — Responsável pela coleta externa do Hemoam, a assistente social Vilmara Silva destacou que o TCE é um dos grandes parceiros nas campanhas. “O TCE, assim como os outros órgãos, é um grande parceiro nas doações. No ano passado, tivemos um bom resultado e, neste ano, a nossa expectativa é superar número de doadores”, comentou, ao destacar que o voluntário pode receber uma carteirinha de doador a partir da terceira doação, válida em todo território nacional. Com ela, “o doador paga meia-entrada em qualquer evento cultural, como cinema, jogos esportivos e peças de teatro”.

Vilmara Silva afirmou que as coletas externas são realizadas para buscar os doadores que não têm tempo de ir ao Hemoam. Ela explicou, ainda, que as bolsas coletadas no TCE-AM serão levadas e examinadas. Os doadores receberão os resultados dos exames em até 30 dias.

Participaram da campanha de doação os servidores efetivos, terceirizados, estagiários, menores aprendizes, amigos e familiares dos servidores.

Responsável pela vinda do Hemoam ao TCE, a chefe da Divisão de Assistência Social (Dias), Ângela Galvão, revelou que o “Vampirão” voltará ao Tribunal em março do próximo ano, para mais uma edição da campanha.

Texto: Dionisson Garcia|Fotos: Ana Cláudia Jatahy