Servidores dos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA) participaram, na terça-feira (19.11), do curso “Linguagem Simples – Para Inovar a Comunicação”, ministrado pela advogada e mestra em Direito Joseane Corrêa, auditora fiscal de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). A capacitação, promovida pelo TCM/BA e realizada na sala de treinamento do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), no bairro Sussuarana, incluiu a exposição de experiências dos participantes no dia a dia de trabalho, além de dicas importantes para a utilização do Quadro Visual de Análise do Documento, ferramenta usada para selecionar, simplificar e avaliar os textos produzidos nos Tribunais.
Baseada na ideia de que o principal foco da comunicação do serviço público é a sociedade, a professora explicou que as Cortes de Contas devem fazer o seu dever de casa, melhorando, por exemplo, a forma de escrever os pareceres. Para isso, esclarece a consultora, é preciso organizar os textos, com atenção para a estrutura da informação, para que as pessoas entendam e passem a utilizar uma linguagem mais objetiva e clara em seu cotidiano de trabalho. A coordenadora do Programa de Linguagem Simples do TCE/SC e fundadora do Linguagem Simples LAB trouxe um dado que revela o quanto a linguagem das instituições públicas é incompreensível para o cidadão. De acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Ipsos Public Affair, 84% da população acha difícil a linguagem do setor público.
“Linguagem simples não é resumo. É fazer comunicação de forma direta, objetiva para prestar serviços de qualidade à população. Temos de pensar no destinatário final da informação. Pensar nas pessoas para quem estamos escrevendo. Em muitas fases do processo de fiscalização dos Tribunais, vamos ter uma comunicação voltada para o público interno, para os técnicos e conselheiros. Mas não podemos esquecer que a comunicação dos Tribunais de Contas vai direcionar a gestão e a vida das pessoas. A linguagem simples é uma técnica que melhora a comunicação para facilitar o entendimento. Uma comunicação está em linguagem simples quando a estrutura do texto e o design, que é como se visualiza a informação, são tão acessíveis que as pessoas encontram facilmente a informação e entendem o seu conteúdo e sabem como agir”, ensina a professora.
O QUE É?
Linguagem Simples é um movimento social e uma técnica de comunicação para tornar as informações mais compreensíveis por todas as pessoas. Para isso, usa processos linguísticos, como clareza e concisão, e a abordagem do design para reforçar e complementar visualmente a mensagem textual.
CONFIRA A LISTA DE CHECAGEM DA LINGUAGEM SIMPLES LAB
Use para planejar, escrever, revisar e avaliar seu texto.
Organize as informações
1. Comece com o mais importante para o público-alvo
2. Escreva apenas uma ideia por parágrafo.
3. Use títulos, subtítulos, listas, tabelas, gráficos, etc.
Construa as frases
4. Use o mínimo de palavras
5. Escreva na voz ativa
6. Use a ordem direta (sujeito, verbo, complemento)
7. Evite intercalar frases com vírgulas
Escolha as palavras
8. Não use termos discriminatórios que ofendam a dignidade humana
9. Use palavras conhecidas para o público-alvo
10. Use palavras precisas.
11. Use verbos que expressem a ação em si.
12. Traduza termos técnicos e jargões.
13. Traduza termos estrangeiros sem uso corrente.
14. Escreva o nome completo das siglas.
Fonte: TCE-BA