Servidores do TCE e TCM da Bahia fazem Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

O curso se encerra nesta quarta-feira, dia 7

 

Uma nova turma composta por 30 servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia e do Tribunal dos Municípios do Estado da Bahia participam, de 5 a 9 de novembro, na Sala de Treinamento do Ceice, do Curso de Atualização em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, ministrado pelo professor Antonio Firmino da Silva Neto. O objetivo é oportunizar uma atualização das normas da Nova Contabilidade Pública a ser utilizada pelos estados e municípios brasileiros a partir do próximo ano.

Estão sendo abordados temas como novo tratamento aos bens adquiridos por leasing, observância a outras práticas semlhantes àquelas estabelecidas para o setor privado pela International Financial Reporting Standards (IFRSs), além da obrigatoriedade da divulgação da Demonstração dos Fluxos de Caixa e do Resultado Econômico.

Com as novas diretrizes, estados e municípios estarão sujeitos a mudanças que proporcionam impactos nas informações contábeis, como a adoção integral do princípio da competência, registro de bens de uso comum, evidenciação contábil do valor real e justo dos ativos e passivos, dentre outras.

Leave a Reply