Sustentabilidade entra na pauta do Comitê de Comunicação

O Comitê de Comunicação dos Tribunais de Contas, na reunião semanal desta segunda-feira (19/07), recebeu integrantes da Comissão de Sustentabilidade do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. O convite partiu do vice-presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), que também atua junto ao grupo de assessores de comunicação dos TCs.

Daniela Zago Gonçalves e Letícia Ayres Ramos, conselheiras substitutas do TCE-RS; e a assessora técnica, Carina Franceschini, apresentaram resultados de pesquisa, recentemente divulgada, quanto à aderência dos Tribunais de Contas (TCs), Ministérios Públicos de Contas (MPC) e outras instituições públicas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A apresentação do trabalho, de acordo com o conselheiro Cezar Miola, é mais uma oportunidade de afirmar à sociedade que os Tribunais de Contas não são instituições que atuam apenas no controle da legalidade. “A Constituição Federal é muito clara quanto ao imenso papel republicano dos TCs, que atuam em frentes diversas de indução à boa governança. A Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se inclui com grande apelo na pauta do controle externo”, comentou.

O resultado da pesquisa você encontra aqui. Outras informações estão disponíveis em Podcast da Rádio TCE.

Ascom Atricon (Ridismar Moraes), 19/07/2021.