O auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) Marcelo Magalhães Silva de Sousa, da Secretaria de Macroavaliação da Gestão Pública (Semag), foi convidado a fazer parte do novo ciclo do Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem vigência até 30 de junho de 2026.
O Board of Auditors é responsável por fazer auditoria externa das finanças do organismo internacional, de seus fundos, programas e missões de paz, além de fazer recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos.
O auditor de controle externo Carlos Alberto Cascão Júnior, que havia sido escolhido por meio de uma seleção nacional no ano passado para representar o TCDF e o Brasil no Conselho, também foi convidado a renovar sua participação no próximo ciclo. O servidor da Corte de Contas distrital teve o trabalho elogiado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). “Carlos Alberto Cascão Júnior tem desempenhado suas funções com excelência”, afirmou o presidente da Atricon Edilson Silva. Segundo ele, a permanência do auditor do TCDF no projeto vai garantir a continuidade e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos junto à ONU.
Ainda segundo a entidade, a participação dos auditores fortalece as capacidades dos Tribunais de Contas, promove o intercâmbio de boas práticas e aplica metodologias inovadoras de auditoria e controle externo no Brasil. Além dos representantes do TCDF, o grupo também é formado por membros do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e de tribunais de contas dos estados e municípios.
Ao final do projeto, um relatório das demonstrações financeiras dos escritórios será apresentado ao Board of Auditors, da ONU, que é composto por integrantes do Brasil, da França e da China. A auditoria é uma forma de a Organização das Nações Unidas atestar a credibilidade dos seus serviços à comunidade internacional e evidenciar que seus processos estão de acordo com as boas práticas.
Fonte: TCDF