TCE-AM disponibiliza busca avançada de 8 anos de Diários Oficiais

Para facilitar o acesso às suas publicações e decisões oficiais, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) disponibiliza aos cidadãos, a partir de hoje (4), acesso a um sistema de buscas avançada online nos diários oficiais da Corte de Contas amazonense, DOInet Brasil Dados Públicos, dos últimos oito anos. Centralizado em seu próprio data center, o sistema reúne o conteúdo e os atos oficiais publicados pelo TCE-AM de 2010 a 2018, totalizando 30 mil documentos, com possibilidade, inclusive, de cadastros de alertas por meio de monitoramento com notificação por e-mail.

Para obter acesso ao buscador e ao banco de dados, o cidadão pode acessar o endereço virtual: http://www.doinet.com.br/tceamv2, ou acessar o link disponibilizado diretamente pela aba ‘Cidadão’, no portal da Corte de Contas Amazonense, ou ainda na própria página do Diário Eletrônico do TCE-AM.

Incentivadora da ação, a presidente do TCE, conselheira Yara Lins dos Santos, parabenizou o lançamento do serviço de buscas à população e ressaltou o papel de transparência da Corte de Contas. “Além de facilitar o acesso da população aos serviços e informações do Tribunal, o TCE dá um bom exemplo para que os outros órgãos públicos amazonenses invistam em mais transparência e celeridade”, comentou.

Para ajudar no trabalho de monitoramento diário realizado por técnicos do TCE-AM, a presidência da Corte de Contas está disponibilizando, também, um link específico para os servidores do Controle Externo, contendo os conteúdos e atos oficiais publicados em 44 anos de 453 Diários Oficiais distribuídos nos 27 Estados do Brasil, totalizando 300 milhões de páginas pesquisáveis.

Conforme o secretário-geral de Controle Externo, Stanley Scherrer, o sistema de busca irá conferir ao cidadão e também aos servidores do TCE, que necessitam dos conteúdos dos diários oficiais, mais eficiência, diminuindo o tempo para adquirir uma informação. “O objetivo é dar maior celeridade na obtenção dessas informações, evitando que o servidor tenha que ir de site em site tendo que encontrar e baixar os diários oficiais que precisam, além de tornar o TCE cada vez mais transparente com a sociedade civil”, comentou.

Como funciona- O software identifica palavras-chave ou números de processos contidos na base de dados do sistema e disponibiliza na íntegra as edições dos diários oficiais para serem baixados via download, de forma rápida e precisa, reduzindo consideravelmente os custos de obtenção da informação.

O termo será pesquisado simultaneamente em todas as edições. Em um único campo de pesquisa o cidadão pode pesquisar por decisões, prestação de conta, cautelares, atos administrativos, licitações, concursos, produtos e serviços contratados, despachos do presidente, entre outros.

Basta digitar o número, nome ou palavras para a pesquisar ser realizada simultaneamente em todas as edições do Diário do TCE-AM. Havendo resultados, eles serão ordenados por data de publicação decrescente ou por relevância. A página localizada poderá ser lida, impressa, salva em disco ou enviada para diversas contas de e-mail.

Serviço de Alerta- O serviço de monitoramento diário permite que qualquer cidadão abra uma conta no site com seu nome e e-mail e cadastre até 2 termos para monitoramento diário. Os termos cadastrados serão monitorados gratuitamente. A publicação será enviada por e-mail sempre que o termo for publicado no Diário Eletrônico do TCE-AM.

Para cadastrar um termo no serviço Alerta, só é preciso clicar na aba “Pesquisar” e clicar no botão “Quero monitorar este termo”, que fica ao lado do campo de pesquisa. Digite o termo (coloque entre aspas dupla para busca exata), o seu nome, um e-mail válido, uma senha de acesso e clique em “Criar Alerta”. Será encaminhado um e-mail de confirmação para que o serviço de monitoramento diário seja ativado para o próximo dia útil.

Texto: Pedro Sousa|Foto: Ana Cláudia Jatahy