TCE-AM firma acordo para criação de aplicativos de controle externo

Um acordo de cooperação técnica assinado, na manhã de hoje, vai permitir que alunos de informática da Fundação Matias Machline (FMM) desenvolvam aplicativos (Desktop, Web e Mobile) para colaborar com o desenvolvimento do Controle Externo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). O termo foi assinado pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, e a diretora de Ensino e Pesquisa da FMM, Nancy Cavalcante, na sala de reuniões da presidência.

Os aplicativos deverão ajudar o TCE, segundo o secretário-geral do TCE, Stanley Scherrer, a concentrar as bases de dados presentes nos setores, compilando as informações importantes para os servidores e ainda para a própria sociedade, que terá acesso, por meio deles, às informações como pauta de julgamento, atas, entre outros serviços de forma rápida e funcional.

“Este termo vai de encontro à necessidade do TCE com a criação, organização e atualização de dados. Todos os anos, realizamos as nossas inspeções anuais nos 61 municípios amazonenses. Com os aplicativos, por exemplo, melhoraremos o nosso banco de informações e teremos compilado as informações de feriados, calamidade, cheia, vazante, entre outras, que ajudarão a fiscalizar melhor o uso do dinheiro público”, comentou Stanley Scherrer

Evolução e acompanhamento

Na avaliação da presidente do TCE, conselheira Yara Lins dos Santos, a Corte de Contas tem evoluído em várias frentes, mas conseguirá avançar ainda mais com o apoio da tecnologia da informação. “Temos o entendimento de que sem a tecnologia da informação não conseguimos avançar. Esta busca constante do aperfeiçoamento vem sendo buscada por todos os TCs brasileiros”, comentou.

A diretora de Ensino e Pesquisa da FMM, Nancy Cavalcante, explicou que os alunos desenvolverão as atividades na escola e serão acompanhadas por monitores e por técnicos do TCE. “É um prazer para a fundação atuar junto ao TCE-AM, um órgão de renome nacional. A ideia é alinhar a teoria e a pratica, em situações reais. Com certeza será enriquecedor para os alunos também uma vez que poderão ampliar conhecimentos com as atividades do Tribunal”, comentou.

O acordo firmado prevê a concessão de quatro bolsas de iniciação cientifica, no valor R$ 400, vinculadas aos projetos e iniciativas de modernização do Controle Externo TCE. Dois professores-coordenadores receberão o mesmo incentivo. O acordo assinado tem duração de dois anos.

Elvis Chaves

Chefe do Depto. de Comunicação do TCE-AM