O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu início, nesta segunda-feira (08/07), a capacitação e treinamento da nova turma de servidores brigadistas da Corte de Contas. Ao todo, 32 servidores voluntários serão capacitados pela Diretoria de Assistência Militar (Diam) para combater incêndios, além de noções de primeiros socorros e, principalmente, como evacuar o prédio do TCE em caso de sinistros.
O treinamento terá duração de 16 horas com aulas teóricas e práticas. A parte teórica está sendo realizada nas dependências da Escola de Contas Públicas do TCE-AM e a parte prática será realizada no Centro de Treinamento Harpia de Fogo, no Puraquequara, Zona Leste de Manaus, com quatro horas de simulação de combate a incêndio.
“A importância do treinamento é para que o servidor tenha noção de um sinistro seja ele de incêndio, seja um mal súbito, primeiros socorros, desabamento, pânico, que o servidor saiba como agir no seu local de trabalho. Logo após o treinamento, é importante fazer um simulado com todo o Tribunal para que os servidores saibam ondem ficam as rotas de fuga e saídas de emergência”, disse o responsável pelo treinamento, servidor Alain Delano Marques Vasconcelos.
Atualmente, o corpo de brigadistas é coordenado pelo coronel Carlos Andrey Holanda Pereira, diretor da Diam, e conta com quatro servidores membros. A previsão é que uma nova turma para treinamento brigadistas seja aberta até o final deste ano.
“A intenção nossa é não só treinar esse pessoal, mas que todo mundo seja multiplicador do que aprendeu para que possa chamar novas pessoas e juntos possamos crescer no Tribunal de Contas com a brigada de emergência”, disse o servidor Alain Delano Marques Vasconcelos.
Texto: Camila Carvalho|Fotos: Ana Cláudia Jatahy