TCE-AM recebe certificado de reflorestamento

Conhecido dentro e fora do Brasil por seu trabalho na área ambiental, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recebeu certificação do programa internacional Printreleaf pela participação em projetos de reflorestamento. O certificado, vitalício, garante que o número de árvores reflorestadas equivalem ao número de papel utilizado pelo Tribunal.

A secretária-geral de Administração do TCE-AM, Virna Pereira, explicou que o Tribunal vem trabalhando para reduzir o impacto ambiental. “Nós implantamos o sistema SEI para reduzir o número de papel usado em processos, mas procuramos, também, uma instituição que fosse referência para nos ajudar a minimizar ainda mais o dano causado pelo uso de papel”, esclareceu a secretária.

A Printreleaf é uma plataforma desenvolvida nos Estados Unidos e associada a projetos de reflorestamento em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Uma vez que uma empresa ou instituição se inscreve na plataforma, ela calcula a quantidade de papel gasto e o equivalente em árvores cortadas para produzir aquele papel. Assim, os clientes podem selecionar onde reflorestam seu consumo por meio da rede de Projetos de Reflorestamento Global PrintReleaf Certified ™.

Ao falar da certificação, a conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, ressaltou a importância de participar do projeto. “O Tribunal é reconhecido nacional e internacionalmente como um Tribunal Verde, portanto é importante darmos o exemplo. A Constituição garante que um meio ambiente equilibrado é direito de todos e é dever também do poder público preservá-lo”, comentou.

O software da Printreleaf, que funciona de maneira automatizada, tem parceria com projetos de reflorestamento no Brasil, México, Estados Unidos, República Dominicana, Índia, Irlanda e Madagascar, ajudando a gerar empregos e movimentar a economia nesses locais.

….

Texto: Deborah Oliveira