TCE-BA: Compras sustentáveis colaboram para preservar o meio ambiente

O evento Agenda Ambiental, que marcou os 98 anos de criação do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, realizado na manhã de quarta-feira (21.8), na Sala de Treinamento do Ceice, trouxe para os servidores da Casa a seguinte mensagem de otimismo: cada um de nós pode colaborar para preservar o meio ambiente cultivando hábitos sustentáveis de consumo no dia a dia de trabalho. E um desses hábitos está diretamente relacionado às compras públicas.

O evento foi iniciado com a mostra do artista plástico Gilson Cardoso, que utilizou em sua obra, exposta no saguão de entrada, copos descartáveis já utilizados e que foram coletados nas dependências do TCE por cerca de dois meses. A intenção foi mostrar a quantidade de material que produzimos e o que nós podemos fazer para evitar este descarte desnecessário. Também foram distribuídas canecas de louça personalizadas a todos os servidores e colaboradores da Casa com o objetivo de mostrar que há soluções para que possamos reduzir a produção deste tipo de lixo que abarrota os nossos aterros sanitários.

O encontro foi aberto oficialmente pelo presidente do TCE, Zilton Rocha, e contou com a participação do vice-presidente da Corte de Contas, Inaldo Araújo, e do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Paulo Virgílio Maracajá. O coordenador de Cadastro de Fornecedores da Secretaria da Administração do Estado, Marcos Nascimento Lopes, detalhou em sua palestra a experiência da Saeb nas compras públicas sustentáveis, enfatizando a importância do ciclo do produto. “Não é importante apenas a compra da mercadoria, mas também avaliar se o seu ciclo de vida é sustentável”, ressaltou.

Em outras palavras, o servidor da Saeb mostrou ao público que as instituições vivem agora uma nova era, na qual a trajetória de um produto adquirido pode revelar se a sua compra é ou não sustentável. Para tanto, segundo Marcos Lopes, é preciso avaliar o impacto em várias etapas, como a extração de matéria-prima, processamento do material, fabricação e montagem, varejo, uso e descarte. E alertou: uma compra pública só é sustentável quando traz benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Como exemplo de ações voltadas à sustentabilidade, Marcos Lopes citou a coleta seletiva nos estacionamentos, a implantação de pontos de coleta de pilhas e baterias, a adoção de copos descartáveis, o circuito de trocas, que visa estimular a prática de consumo consciente, o reaproveitamento de produtos e o armazenamento e a retirada de mercúrio de lâmpadas fluorescentes. Na hora de comprar, a escolha de produtos recicláveis e que causam menos impacto na natureza podem contribuir para um viver mais sustentável. Durante o evento Agenda Ambiental, o TCE deu seu exemplo de sustentabilidade e distribuiu canecas de louça a fim de diminuir o consumo de copos descartáveis de plástico, que levam cerca de cem anos para se decompor na natureza.

Leave a Reply