TCE-BA firma convênio de cooperação com Tribunais argentinos

InaldoPaixão_TCE-BAO Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) firmou convênio de cooperação técnica com o Tribunal de Contas da Província de Santa Fé, a exemplo do que já existe de teor similar com o TC de Buenos Aires. O presidente do TCE-BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, firmou o convênio ao participar, como conferencista, do Seminário Internacional de Controle Público, em Santa Fé, quando também firmou um protocolo de intenções para a celebração de convênios com entidades fiscalizadoras do Paraguai e do equador.

A partir do convênio que firmou em 2012 com o Tribunal de Contas da Província de Buenos Aires o TCE-BA tem desenvolvido projetos comuns para o intercâmbio de experiências e tecnologias, que culminaram na formação de uma rede de controle de Tribunais de Contas estaduais latino-americanos. Fruto dessa relação institucional, o TC de Buenos Aires capitaneia a realização do Promoex para os TCs argentinos nos moldes da experiência de integração dos TCs brasileiros.

O presidente Inaldo Araújo foi um dos principais conferencistas do Seminário Internacional de Controle Público, que ocorreu de 20 a 22 de abril, quando discorreu sobre o tema “O Tribunal de Contas e as Normas Internacionais de Contabilidade e Auditoria”. O seminário contou com a presença de representantes da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs) e de representantes de entidades fiscalizadoras de vários países da América Latina. Assuntos como a importância da cooperação por meio do intercâmbio de normas e procedimentos de auditoria e a revisão de pares e auditorias coordenadas mereceram destaque no evento.

Ao falar sobre o seminário, o conselheiro presidente considerou de extrema importância participar de um evento que reuniu representantes do controle público de vários países da América Latina, especialmente pelo fato de ter acontecido na cidade de Santa Fé, berço da Constituição argentina.