TCE-BA promove videoconferência sobre os aspectos práticos da Nova Contabilidade Pública

No dia 2 de outubro, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia promoverá mais uma videoconferência com o objetivo de divulgar a sua função fiscalizadora e pedagógica, além de auxiliar os gestores públicos municipais a exercer o controle interno com eficiência e eficácia.

Os interessados podem se inscrever acessando o Portal do TCE: www.tce.ba.gov.br, no link da matéria de destaque ou no Acesso Rápido (Ícone Eventos). A apresentação presencial ocorrerá na sede do Instituto Anísio Teixeira, na Paralela, de 8h30 às 12h e das 14h às 18h, e será retransmitida nas 32 Diretorias Regionais de Educação (DIRECs). No ato de inscrição, escolha a Direc mais próxima do seu município.

O tema abordado será A Nova Contabilidade Pública: Aspectos Práticos, para um público-alvo formado por administradores públicos, contadores e auditores públicos, administradores, contadores, advogados e estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Direito.

Serão palestrantes do evento: Gilvan Dantas, subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, que abordará As Mudanças na Contabilidade Pública; João Eudes, auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, com o tema Orçamento Público; Professor Fernando Almeida, com A Contabilidade Pública na Prática; e Victor Maciel, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municipios do Estado da Bahia, que vai tratar sobre Como Auditar a Nova Contabilidade Pública.

O convênio de cooperação técnica assinado em 9 de junho de 2014 entre TCE/BA e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia para divulgação do trabalho do TCE foi alinhado entre o presidente da Corte de Contas, Inaldo Araújo, o ouvidor do TCE, Paulo Figueiredo, os servidores do IAT Roberval Bomfim Almeida, coordenador técnico de logística de cursos e eventos; Rômulo Birindiba, diretor administrativo-financeiro, e Queliton Xavier, analista de sistemas.

Na avaliação do presidente do TCE, conselheiro Inaldo Araújo, a parceria da Corte de Contas com a Secretaria de Educação e o IAT representa um avanço na aproximação do Tribunal com a sociedade. “Vejo com expectativa este projeto de divulgação. Esta ação, promovida com muita maestria pela nossa Ouvidoria, está de acordo com um de nossos objetivos estratégicos, que é o de promover o envolvimento do cidadão com o TCE. Esta parceria vai possibilitar a aproximação do TCE com os cidadãos que estão nos grotões do interior da Bahia. Com a videoconferência, vamos mostrar que o Tribunal de Contas precisa do apoio de cada cidadão. Todos nós precisamos dizer que é preciso controlar mais e melhor, e dizer como fazê-lo”, concluiu o presidente.

Acesse aqui e faça a sua inscrição.

O quê: TCE promove videoconferência para gestores públicos de 417 municípios

Onde: Sede do IAT, Estrada da Muriçoca s/nº, Paralela (Presencial), ou nas Direcs dos Municípios da Bahia e polos de videoconferências nas sedes das 32 DIRECs

Quando: 2 de outubro de 2014

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Início das atividades da manhã

Abertura do evento – Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Inaldo Araújo;

Apresentação do Vídeo Institucional do TCE/Bahia;

9h – Gilvan Dantas, subsecretário de Contabilidade Pública da STN – As Mudanças na Contabilidade Pública

10h30 – Professor Fernando Almeida – A Contabilidade Pública na Prática

12h30 – Intervalo para Almoço;

14h – João Eudes, auditor de Contas Públicas do TCE-PE – Orçamento Público

15h30 – Victor Maciel, auditor de Controle Externo do TCM-BA – Como Auditar a Nova Contabilidade Pública

17h – Socialização de Conhecimentos