FENASTC: Analistas de controle externo discutem sobre a efetividade no serviço público

“Dar uma resposta à sociedade que exige mais efetividade, mais resultado dos serviços públicos, em saúde e educação, mas que também exige que haja um duro combate à corrupção.” Foi esse um dos motivos, segundo o Presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Conta do Brasil (FENASTC), Amauri Perusso, do XXIII Congresso Nacional da Federação de Servidores dos TCs do Brasil, que acontece até esta sexta-feira (25/10), no Hotel Oásis Imperial. Na manhã desta quinta-feira (24/10), representantes dos 34 Tribunais de Contas estiveram reunidos para a abertura do evento, que tem como tema “O papel dos Tribunais de Contas no combate à corrupção”.

Participaram da mesa, além do presidente da FENASTC, o presidente do TCE, Valdomiro Távora; o servidor e presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado (Assertce), Marcelo Santos; o Procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE, Gleydson Alexandre; a presidente da Associação do TCM, Maria Gorete de Araújo; o representante do TCM, Manassés Pedrosa; a vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE), Clara Germano; o Presidente da Confederação Nacional dos Legislativos (Confelegis), Antônio Carlos Fernandes; o auditor Luiz Mário Vieira, Controlador do TCM, e o Ministro emérito do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar.

“Vir auditores, servidores dos tribunais de contas de todo Brasil, dizer de suas experiências, dizer de seus achados, das suas opiniões sobre o controle em um país onde o descontrole leva à corrupção e ao desperdício, é realmente alentador, um mar da esperança para esse país”, declarou Ubiratan Aguiar, principal palestrante do Congresso. O Ministro ressaltou a importância de se manter a unidade da instituição como substância de credibilidade. “Ninguém em si só se basta. O melhor técnico não mantém a horizontalidade ou verticalidade do conhecimento”, completou.

Os organizadores do evento apostam em um diálogo construtivo para organizar a entrega à população do produto final da ação dos TC´s, numa linguagem compreensível para que o cidadão possa usar no dia a dia, apoiando prevenção e combate à corrupção no país. A conselheira Soraia Victor, presente ao evento, considerou importante a pauta, “que visa a melhoria de um sistema que envolve todos os Tribunais de Contas do Brasil”.

“O resultado das discussões produzidas em torno da temática do congresso permitirá que propostas de melhorias e padronização da carreira de controle externo sejam levadas às casas legislativas para normatização e posterior aplicação”, disse o analista da 2ª Inspetoria de Controle Externo e assessor da Presidência, Edson Holanda. Além dele e do presidente da Assertce, participaram do evento o controlador Wesmey Silva e os analistas Sérgio Conde e João Vier, todos do TCE-CE. O Congresso continua nesta sexta-feira (25/10).

Comments (1)

Leave a Reply