Integrantes do Comitê Gestor da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) se reunirão nesta sexta-feira (27/9), em Fortaleza, para discutir projeto a ser submetido ao Banco Mundial (Bird) a fim de financiar áreas carentes dos Tribunais de Contas Brasileiros, que estão participando da Sistemática de Avaliação de Qualidade e Agilidade do Controle Externo no âmbito dos TCs. O encontro acontecerá no Instituto Plácido Castelo (IPC) – Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), às 8h.
“O Bird sinalizou positivamente em apoiar esse projeto de melhoria do sistema de controle externo brasileiro”, afirmou Jailson Campelo, conselheiro do TCE-PI. Caso o projeto seja aprovado, os Tribunais interessados em aderir ao financiamento deverão atender a alguns critérios exigidos pelo Banco Mundial.
Após as constatações do Comitê Gestor da Atricon, as áreas dos Tribunais que tiverem funcionando de forma Parcialmente e Não Atendendo aos quesitos exigidos poderão contar, após a aprovação do projeto, com o apoio financeiro do Bird, contribuindo assim para a melhoria da qualidade dos TCs.
Participarão do encontro os seguintes membros do Comitê: Jailson Campelo (TCE-PI), Kennedy Barros (TCE-PI), Risodalva Castro (TCE-MT), Américo Corrêa (TCE-MT), Paula Fontes (TCE-MT), Luiz Genédio (TC-DF) e Maria Salete (TCE-BA).