TCE-CE realiza o I Encontro de Ouvidorias

banner-portal

Representantes dos diversos órgãos da Administração Pública estarão reunidos, nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, no I Encontro de Ouvidorias, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará. O evento, que acontecerá no auditório do Edifício 5 de Outubro, faz parte das comemorações dos 80 anos da Corte de Contas cearense.

Entre os objetivos do I Encontro de Ouvidorias, idealizado pelo conselheiro substituto e ouvidor, Itacir Todero, estão: consolidar o controle interno preventivo, universalizar o atendimento e acesso à educação, fortalecer a ética e a transparência e buscar a disponibilização de informações estratégicas para a tomada de decisões.

A palestra de abertura terá como tema “Uma visão geral sobre ouvidorias no Estado do Ceará” e será proferida pelo Secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, José Flávio Barbosa Jucá de Araújo.

Também estão programados debate sobre “Mediação de conflitos, ética e cidadania nas ouvidorias”, com Adriana Eugênia Alvim Barreiro, ouvidora da Unicamp e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, e mesa-redonda com o tema “Redes de Atendimento: integração de ouvidorias e adoção de padrões de desempenho”, por Antônio Luiz Medeiros de Almeida Filho, Auditor e Assessor da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

O I Encontro de Ouvidorias é apoiado pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman do Ceará (ABO/CE), Instituto Rui Barbosa (IRB) e Escola de Contas e Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC). A programação completa do evento está disponível no portal do TCE Ceará: http://www.tce.ce.gov.br/downloads/programacao_encontro-ouvidoria-atualizado.pdf