TCE Ceará assina convênio com o Ministério Público estadual para aperfeiçoamento de servidores e sociedade

Aprimorar o conhecimento dos servidores públicos do Tribunal de Contas do Ceará, do Ministério Público do Estado e da sociedade. Este foi o principal objetivo do Acordo de Cooperação Técnica e Logística assinado no final da tarde desta segunda-feira (8/4), na sede do TCE. “Trata-se de um convênio para essa área de formação, tanto para que os nossos servidores possam fazer cursos de aperfeiçoamento na Escola do Ministério Público, quanto os servidores e os Promotores possam ser capacitados aqui no Instituto Plácido Castelo. Uma sinergia entre as duas instituições, algo extremamente positivo, que só tem a trazer ganhos para os dois órgãos e para a sociedade em geral”, ressaltou o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes.

O Acordo tem por objeto a cooperação técnica e logística entre os dois órgãos, visando ao intercâmbio de conhecimentos, experiências e atividades em temas de interesse comum, por meio de ações de capacitação e eventos em parceria, que terão a finalidade de desenvolver competências com relevância significativa ao aperfeiçoamento dos Membros e servidores das instituições convenentes, em diversas áreas de atuação, bem como ações voltadas para atender às demandas de capacitação dos gestores e servidores estaduais e municipais, sociedade civil, e, por fim, visando ao pleno exercício do controle externo à administração pública do estado do Ceará.

“O Ministério Público e o TCE já têm uma irmandade diante de muitos projetos que construímos juntos. Tenho certeza que a sociedade cearense confia nos trabalhos duas instituições e hoje nós estamos celebrando um pacto de união, que é dividir essas expertises e, principalmente, aprender muito com esse órgão de controle de contas, disseminando pelo interior do Estado essas atividades em prol da sociedade na fiscalização dos recursos públicos e aprimorando o nosso mecanismo de controle”, destacou o procurador-geral de Justiça do Estado, Plácido Rios.

As ações acontecerão por meio das Escolas de Gestão do TCE, o Instituto Plácido Castelo (IPC) e do MP, Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP). Como diz o ditado: “Se você quer caminhar mais rápido vá sozinho. Se você quiser caminhar mais longe, vá acompanhado. Então a intenção desse termo é o compartilhamento de dados, um trabalho de compartilhamento logístico para termos uma troca de informações e conhecimentos com o Tribunal de Contas, inclusive para várias áreas de atuação que são importantes para o trabalho do Ministério Público e, principalmente, para a sociedade”, pontuou a diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público, Flávia Unneberg.

Assina também o Acordo o diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo, conselheiro decano do TCE Alexandre Figueiredo.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3542-tce-ceara-assina-convenio-com-o-ministerio-publico-estadual-para-aperfeicoamento-de-servidores-e-sociedadecapa