TCE Ceará avalia modelos de gestão de saúde adotados no Estado

unnamedServidores do TCE Ceará estão realizando uma auditoria operacional na área da saúde pública, em unidades hospitalares da capital e interior para avaliar alternativas de modelos de gestão de saúde adotados no Estado. Na manhã desta sexta-feira (26/8), a equipe do TCE Ceará, acompanhada do presidente Edilberto Pontes, visitou o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), de atenção secundária. Percorrendo setores e corredores, técnicos do Tribunal tiveram a primeira impressão sobre a estrutura e a organização do Hospital. Foram aplicados questionários a pacientes e acompanhantes.

“Essa auditoria é uma ampla avaliação que o Tribunal de Contas está fazendo no sistema de saúde do Estado do Ceará, observando custos, benefícios dos modelos, tanto de administração direta como de Organização Social (OS), vantagens, desvantagens, problemas, financiamento, o que funciona melhor e dificuldades, do ponto de vista operacional. Após essa fase, com direito à ampla defesa, serão feitas recomendações e/ou determinações e encaminhadas ao Plenário. Nesse tipo de auditoria, o TCE não cuida apenas da parte contábil, da legalidade, mas também da eficiência do serviço público”, ressaltou o presidente Edilberto Pontes.

A fiscalização é tida como elemento fundamental para a melhoria das atividades. “O trabalho feito pelo TCE é extremamente moderno, à frente do tempo, e com isso vamos conseguir evitar danos e trazer proveitos para a sociedade, com melhor qualidade de assistência pautada nos princípios públicos da administração. A visita às unidades de saúde do Estado é algo inovador, muito proveitosa. Permite que o Tribunal de Contas trabalhe junto à unidade operacional, evitando o dano previamente, fomentando a inovação e buscando novas formas de administração para cada modelo hospitalar”, elogia Flávio Deulefel, diretor-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), entidade privativa responsável por gerir o HGWA e outras unidades no Estado.

Ele e a diretora-geral do Hospital Waldemar Alcântara, Dra. Fernanda Colares, ao lado da equipe médica e administrativa, apresentaram um vídeo institucional e explanaram sobre números referentes a atendimentos e gastos.

Na quarta-feira (24/8), a visita in loco foi ao Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). O secretário de Controle Externo (Secex), Raimir Holanda, e os analistas Cleonaldo Costa, Marcello Leite e Daniel Dantas conversaram com a direção, funcionários, solicitaram documentos e aplicaram um questionário aos pacientes para medir o grau de satisfação quanto ao atendimento, estrutura e limpeza, entre outros assuntos. A equipe passou pela recepção, ambulatório, leitos de internação, salas de cirurgias, almoxarifado, alas em construção, obras de reformas e local do registro de ponto eletrônico.

O diretor do Hospital César Cals, Eliézer Arrais, acredita no trabalho da Corte de Contas para a melhoria no atendimento ao cidadão. “Estou extremamente satisfeito com essa visita. Serei bastante sincero, transparente e colocarei o hospital à disposição do TCE. É interessante o Tribunal conhecer o modelo, fazer o comparativo e passar para as autoridades qual a melhor forma de gestão, tanto com relação à adequabilidade legal quanto à parte financeira. O Tribunal tem um papel orientador para evitar o prejuízo do dinheiro público”, disse o Diretor do César Cals, que recebe pacientes de emergência.

Na segunda-feira (29/8), a equipe do TCE Ceará e o presidente Edilberto Pontes visitarão o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. Na terça-feira (30/8), está prevista uma visita ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no bairro Papicu, em Fortaleza. O Hospital Regional do Cariri (HRC) será visitado nos dias 8 e 9 de setembro.