Com o intuito de estabelecer colaboração mútua no processo de capacitação de servidores públicos, o Tribunal de Contas do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), e a Rede de Escolas de Governo do Estado assinaram, nesta quarta-feira (25/9), no TCE, um termo de cooperação técnica.
A iniciativa visa, ainda, aproximar as informações entre as instituições da Rede e promover a otimização das atividades de trabalho, bem como melhorar a qualidade do que é oferecido para os servidores públicos em suas escolas. Durante a assinatura, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, afirmou que “o objetivo de todos é comum, é de interesse coletivo treinar e capacitar mais pessoas e é fundamental que a gente dialogue sempre e una forças.
Para a diretora executiva do IPC, Hilária Barreto, “é sempre bom ampliarmos as maneiras de fomentar conhecimento e aperfeiçoar a gestão, com o compartilhamento de informações. O Tribunal de Contas, inserido na Rede de Escolas de Governo, tem uma atuação diferenciada e de extrema significância para o aperfeiçoamento da gestão pública do Estado do Ceará”.
Os principais resultados das iniciativas da Rede é o aprimoramento das formações, cursos, simpósios, seminários, jornadas, eventos e outros, colaborando com a educação continuada dos servidores públicos.
Segundo o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), Cel. Juarez Júnior, que também é coordenador geral da Rede Estadual de Escolas de Governo, “essa aproximação nos permite colher os melhores frutos das instituições e aprimorar o trabalho das outras, além de nivelar em um plano elevado a qualidade do trabalho produzido. O termo de cooperação faz com que as escolas diminuam as arestas burocráticas umas das outras”.
Para a diretora da Escola Superior do Ministério Público do Ceará (ESMP), Flávia Unnemberg “o Instituto Plácido Castelo guarda uma série de competências, instrumentos muito úteis que podem ser de grande valia para que as outras escolas também experimentem esse avanço, com relação aos seus métodos de gestão de ensino”.