TCE Ceará é o primeiro do Norte e Nordeste em transparência e interação social, segundo dissertação de mestrado

O Tribunal de Contas do Ceará ficou em 1º lugar do Norte e Nordeste e na 6º colocação do ranking nacional de transparência entre as Cortes de Contas do País. O resultado foi demonstrado na pesquisa de Dissertação “Disclosure Informacional dos Tribunais de Contas Estaduais: Abordagem à Prestação de Contas, Transparência e Interação Social”, apresentada por Clodoaldo Pinheiro Filho para obtenção do título de Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

“O objetivo dessa  pesquisa era desenvolver um ranking de informações aplicável aos Tribunais de Contas, com abordagem aos dados sobre prestação de contas, transparência e interação social,” disse Clodoaldo Filho. No trabalho, foram utilizados dados disponíveis nos portais de transparência dos 27 TCEs, com relação aos gastos orçamentários, financeiros, de gestão  fiscal, demonstrativos contábeis, prestações de contas e verificação da existência de mecanismos de interação com o cidadão, utilizando abordagem qualitativa e quantitativa.

De acordo com Clodoaldo Filho, a sociedade tem confiado aos órgãos de controle a expectativa  de combate à corrupção, por meio de ações que promovam a prevenção de desvios e desperdícios de recursos públicos.

“O intuito do trabalho não é esgotar a discussão a respeito da transparência informacional dos Tribunais de Contas, mas expor o contexto atual destes órgãos, encomendando para estudos futuros investigar os motivos que afetam a ausência de divulgação de determinadas informações, bem como o grau de envolvimento dos gestores no acompanhamento da transparência das entidades sob sua gestão.”

Acesse, na íntegra, a tese de Mestrado sobre Transparências nos Tribunais de Contas.