TCE da Bahia disponibiliza tecnologia e promove curso para o TCE do Pará

Por força de Termo de Cooperação celebrado entre os Tribunais de Contas dos Estados da Bahia e Pará, a Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) do TCE/PA está promovendo o curso sobre “Operação dos Sistemas de Gerenciamento da Programação (SGP) e de Auditoria (SGA)”, que começou no dia 10 e será encerrado hoje, 14 de setembro, e conta com a participação de 20 integrantes.

O curso está sendo ministrado pelo Auditor do TCE/-BA Antonio Geraldo Conceição Braga e pelo Analista de Sistemas do Cedasc Hélcio Petrônio dos Santos, tendo como público-alvo os profissionais do TCE do Pará lotados nos departamentos de Informática e de Controle Externo.

Segundo a Coordenadora da Escola de Contas do TCE/PA, Dr.ª Mariúcia Lacerda, a capacitação dos servidores no curso permitirá que os participantes conheçam as novas ferramentas que farão parte de suas atividades cotidianas. “É importante ser destacado que o novo modelo de fiscalização do DCE já vem sendo desenvolvido de forma experimental pelas 3ª, 4ª e 5ª controladorias”, ressaltou Dr.ª Mariúcia Lacerda. Em nome do Conselheiro Cipriano Sabino, Presidente do TCE/PA, e da equipe da Escola de Contas, a Coordenadora agradeceu a todos que contribuíram direta e indiretamente para o êxito do evento de aprendizagem, o qual, segundo ela, “refletirá positivamente nos serviços prestados por este Tribunal, e, consequentemente, atenderá aos anseios da população paraense”.

O SGA é um sistema desenvolvido pelo TCE/BA, com o uso de tecnologias baseadas em softwares livres, utilizado para o gerenciamento de auditorias e tem despertado o interesse de vários Tribunais de Contas do Brasil, demonstrando a capacidade do corpo técnico do Tribunal no desenvolvimento de soluções voltadas para auditoria governamental.

Leave a Reply