TCE de Pernambuco realiza Seminário sobre Transparência e Controle da Administração Pública

Será aberto hoje às 9h, no auditório do TCE, pela presidente Teresa Duere, o seminário “Transparência e Controle da Administração Pública”.  O evento prosseguirá até amanhã quando será encerrado às 10h30 com uma palestra do ex-servidor da Casa e atual chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Tadeu Alencar, sobre “Políticas de Incentivo do Governo de Pernambuco para o Controle da Transparência”.

O primeiro palestrante de hoje será o procurador geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros. Ele falará sobre “Transparência da gestão pública e o papel do Ministério Público de Pernambuco”.

Haverá em seguida mais duas palestras, uma da jornalista Jô Mazarollo (TV Globo Nordeste) sobre “A Imprensa como instrumento de transparência e controle” e outra do auditor substituto Marcos Nóbrega sobre “Transparência e Controle Externo”.

ATRICON – O seminário terá continuidade no período da tarde com mais três palestras – uma do presidente da Atricon, conselheiro Antonio Joaquim Moraes (TCE-MT), sobre “Planejamento estratégico da Atricon para o aperfeiçoamento do controle da transparência pública”, outra do conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE) sobre “Atuação do Tribunal de Contas de Pernambuco no controle da transparência” e uma terceira do presidente do TCE-RS, conselheiro Cezar Miola, sobre “Controle e transparência – A experiência do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul”.

Amanhã, além de palestra de Tadeu Alencar, haverá mais duas, uma da diretora de prevenção da corrupção da CGU, Vânia Vieira, sobre as estratégias do órgão para o combate à corrupção e outra do procurador da República Wellington Saraiva sobre a visão do Ministério Público federal sobre a efetividade do combate à corrupção.

Leave a Reply