Após implantação de projeto de digitalização, mais de 700 processos do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) estão sendo disponibilizados, gradualmente, para consultas online. A medida representa um importante passo em direção à modernidade, possibilitando maior agilidade na disponibilização de informação e contribuindo para a eliminação do papel.
A expectativa da equipe do Núcleo de Controle de Documentos (NCD) do TCE-ES é digitalizar oito milhões de documentos até o início de 2015. Os trabalhos foram iniciados em julho deste ano.
Segundo o gestor do NCD, Durval Senna, “a digitalização é parte de um contexto mais amplo, que tem na documentação eletrônica a substituição gradual do uso de papel, o que reduz custos e estimula a produtividade”.
Um exemplo dos benefícios trazidos pela digitalização iniciada no Tribunal foi o recebimento das contas do Governo do Estado relativas a 2013 em CDs e apenas quatro volumes em papel. Em 2012 as contas representaram 46 volumes de processos em papel (em torno de 11,5 mil páginas).
O projeto de digitalização é parte da reestruturação pela qual passou todo o Arquivo da Corte de Contas, desde a análise e descarte de oito toneladas de papéis, em 2006, passando pela reforma da estrutura e capacitação da equipe.