TCE-GO é classificado no Prêmio Innovare com o Projeto Observatório do Cidadão

Observatório do Cidadão é uma ferramenta que facilita o acompanhamento dos gastos do governo estadual e até as compras emergenciais do estado no combate ao coronavírus.

Desenvolvida pela Gerência de Tecnologia da Informação e pela Secretaria de Controle Externo do TCE de Goiás, a ferramenta foi classificada para o Prêmio Innovare!

Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare vem trabalhando para identificar e colocar em evidência iniciativas que trazem inovações e aprimoram o trabalho da justiça.

A Diretoria do Instituto e a Comissão Julgadora selecionaram quase 650 boas práticas e ideias criativas para participarem desta 17ª edição.

Os trabalhos inscritos vão desde a criação de aplicativos que colaboram para o enfrentamento aos problemas em razão da pandemia, até práticas para o acolhimento de refugiados, adoção tardia e até prevenção à violência doméstica.

O Innovare é criterioso na escolha dos vencedores. Funciona assim: consultores jurídicos entrevistam cada um dos inscritos em todo o país, para conhecer as iniciativas, verificar a forma de realização da ação ou da ferramenta, e conversam também com pessoas atendidas pelos trabalhos.

Este ano, por causa da pandemia, as entrevistas estão sendo feitas através de videochamadas. Os consultores são advogados experientes no atendimento e verificação das práticas. Esta fase de entrevistas segue até o final do mês que vem.

Participam da Comissão Julgadora do Innovare, ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.

Só lembrando que o Innovare já premiou mais de 200 boas práticas, entre mais de 7 mil trabalhos, em diferentes áreas da atuação jurídica.

Fonte: Diretoria de Comunicação (DICOM) do TCE-GO.

 

O IRB é um dos muitos beneficiários do Projeto

O Observatório do Cidadão, assim como outras iniciativas similares, beneficia o IRB e entidades de fiscalização superiores no comprometimento com a transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

A imprescindibilidade da transparência é um dos pilares da atuação dos Tribunais de Contas, especialmente durante o estado de emergência instaurado pela pandemia. É essencial prover condições para que a sociedade possa acompanhar, nesse momento mais que nunca, a aplicação dos recursos públicos.

E, neste sentido, o IRB tem se tornado um hub de difusão de boas práticas entre os Tribunais de Contas. E, o observatório cidadão é uma destas boas práticas que merece ser divulgada.

Nesta esteira, o IRB divulga e mantém atualizado os hots sites dos Tribunais com informações do COVID. Estes hot sites são portais virtuais que tem a proposta de divulgar de forma clara e acessível informações de interesse de jurisdicionados, servidores públicos e demais cidadãos quanto a decisões e orientações relativas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Acesse a matéria completa aqui.

 

Conheça Portais Informativos de outros Tribunais

Tribunal de Contas Portal
TCE-AC Portal do Cidadão
TCE-AM Portal da Transparência Fiscal do Estado do Amazonas
TCE-BA Mirante Social
TCE-CE Portal da Transparência TCE-CE
TCE-ES CidadES Controle Social
TCE-GO Observatório do Cidadão
TCE-MA Cidadão no Controle
TCE-MG Fiscalizando com o TCE
TCE-MT Espaço do Cidadão
TCE-PB Painéis de Acompanhamento de Gestão
TCE-PE Tome Conta
TCE-PI Portal da Cidadania
TCE-PR Portal de Informações para Todos
TCE-RJ Portal de dados do TCERJ
TCE-RO Sistema de Informação para Gestão e Auditoria Pública
TCE-RS Dados TCE
TCE-SC Contas do Estado e dos Municípios
TCE-SP Observatório Fiscal
TCE-TO Portal do Cidadão
TCM-GO Portal do Cidadão
TCM-RJ Portal de Controle Social
TCM-SP IRIS