TCE-GO: Novo procurador toma posse no MPContas

Carlos Gustavo Silva Rodrigues destaca missão constitucional do Ministério Público Especial

Com promessa de ânimo, dedicação e senso de responsabilidade, o brasiliense Carlos Gustavo Silva Rodrigues tomou posse hoje (26/mar) no cargo de Procurador do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás. A solenidade, realizada no Plenário do TCE-GO, foi dirigida pelo presidente Celmar Rech, com a presença do corregedor-geral Helder Valin, do procurador-geral interino Fernando dos Santos Carneiro, conselheiros substitutos e procuradores de contas.

Ao abrir o evento, o presidente Celmar destacou a importância da autonomia funcional do Ministério Público de Contas e a necessidade de uma atuação sinérgica dos órgãos de controle, “compartilhando bancos de dados, utilizando as novas tecnologias ao nosso favor”. Rech observou que é vital que as instituições não se desviem de seu foco, “em especial neste momento de crise fiscal e de desconfiança da população em relação aos agentes públicos. A sociedade espera transparência e, principalmente, efetividade de nossa atuação”, pontuou.

Carlos Gustavo afirmou que vai pautar sua atuação por uma única ideologia, “a da lei, ciente de que o Ministério Público de Contas deve defender a ordem jurídica, no desempenho de sua função essencial”. Ele também abordou o momento atual da conjuntura brasileira, “em que a sociedade clama por mais coesão e efetividade do controle externo”.

A saudação ao empossado, em nome dos membros do TCE-GO e do Ministério Público de Contas, foi feita pelo procurador-geral interino, Fernando Carneiro. Ele destacou a experiência profissional de Carlos, com mais de 20 anos no serviço público prestados ao governo do Distrito Federal. Carneiro explicou que o cargo de Procurador de Contas possui referência constitucional e aconselhou ao novo colega que tenha sempre em mente o caráter público de sua atuação: “Devemos servir ao púbico e em nome dele é que exercemos nossa missão constitucional”.

O novo membro do Ministério Público de Contas é graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e até tomar posse no Tribunal de Contas integrava os quadros da carreira de Auditoria Tributária do Distrito Federal, onde ocupou os cargos de Agente  Fiscal Tributário, de 08/07/1988 a 27/12/2011, e, de Auditor-Fiscal da Receita do Distrito Federal, desde 28/12/2011. No âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda do DF, dentre outros, exerceu diversos cargos de assessoria.

Carlos Gustavo Silva Rodrigues foi aprovado em quinto lugar no último concurso realizado pelo TCE, em 2010, com previsão inicial para quatro vagas imediatas e assume agora por força de trânsito em julgado de decisão judicial por ele ajuizada no período de vigência do certame. Sua posse ocorreu na tarde de hoje (26/mar), depois da nomeação pelo governador Ronaldo Caiado, publicada no Suplemento do Diário Oficial do Estado do dia 28/02/2019.

Veja as fotos no  Flickr do TCE-GO.

Assessoria de Comunicação Social