TCE-MA realiza exposição de servidor e agrega atividades paralelas

Iniciativa reúne artes plásticas, oficina, visitação e roda de conversa

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) realiza, entre 10 de setembro e 10 de outubro, na biblioteca da instituição, a exposição “Olhares sobre o cotidiano”, do artista João Carlos Pimentel, servidor do órgão. A exposição, que apresenta 14 quadros, faz parte de um projeto mais abrangente, de iniciativa da Escola Superior de Controle Externo (Escex) do TCE, que inclui oficina de pintura, visitas mediadas à exposição e roda de conversa com o artista.

mostra, que abre oficialmente do dia 10/09 às 10h, é a primeira iniciativa do gênero que acontece nas dependências do TCE-MA. Isso se deve a uma diretriz da Escex, de promoção de várias atividades formativas e culturais, e da ideia de bem aproveitar os espaços do prédio anexo do tribunal. Sobre o fato da exposição acontecer em seu local de trabalho, nos esclarece o artista: “Muitos servidores já me conhecem como artista e havia uma certa cobrança em relação a mostrar meu trabalho aqui dentro, para os colegas. Esse estímulo veio ao encontro do convite do Ribamar Nojosa, gestor da biblioteca, pra expor naquele espaço, que me parece bastante adequado para uma mostra desse tipo. Tudo ficou ainda mais interessante pelas outras ações agregadas à iniciativa da biblioteca e da Escex”.

João Carlos Pimentel é mestrando em Artes pela UFMA e já realizou três exposições individuais e três coletivas. Nesta mostra, o artista faz uma retrospectiva dos últimos dez anos, entre telas mais antigas e outras mais recentes (até inéditas), contando, inclusive com obras já pertencentes a colecionadores, que as cederam para estar na exposição. “Nesta mostra, eu contemplo diversas cenas que são reproduzidas, principalmente, a partir de registros fotográficos de locais por onde eu passei, tanto no interior do estado quanto aqui em São Luís. Quando algo me chama a atenção, eu fotografo, faço uma edição e seleciono algumas para os temas das minhas telas”, explica o pintor.

Sobre suas influências, João Carlos cita Gauguin e Van Gogh e também fala sobre os temas dos quadros. “Gosto muito do colorido das pinturas de Gauguin e Van Gogh. São ícones que possuem o que eu busco em relação à estética. Já em relação aos temas, uso os assuntos do meu cotidiano, por onde eu passo eu vou registrando porque não consigo gravar tudo na memória. Depois do registro em foto, faço estudos e, num processo de abstração, produzo obras a partir disso”.

Estimulando o conhecimento – A Escola Superior de Controle Externo (Escex) tem entre suas diretrizes incentivar o conhecimento artístico e histórico, objetivando a integração de cultura e conhecimento à atuação institucional. Para o gestor da Escex, William Jobim, a exposição e as outras atividades vem ao encontro do escopo de atuação da Escola. “A Escola Superior de Controle Externo é a unidade administrativa responsável pela proposição e condução das políticas e das ações de educação corporativa, bem como pela gestão do conhecimento organizacional. Então, nada mais lógico do que fomentar momentos como estes, que, temos certeza, será de enriquecimento para o corpo funcional da instituição e para os que aqui passarem nesse período”, avalia Jobim.

Nesse contexto, a Biblioteca, que compõe a estrutura da Escola, é uma importante ferramenta para o processo de mediação entre informação, conhecimento e cultura e a sociedade”, complementa Ribamar Nojosa, gestor da bibliotecaAlinhadas a esse pensamentoé que acontecem as atividades agregadas à exposição, a saber:

Oficina de pintura – oferecerá 60 vagas divididas em quatro turmas de 15 alunos, destinadas aos servidores ativos e inativos previamente inscritos através do Sistema Escex Sophia. A oficina acontecerá uma vez por semana, nos dias 20 e 27 de setembro, e nos dias 4 e 11 de outubro, na sala Grupo de Trabalho da Escola, localizada no prédio sede;

Visita mediada à exposição – será destinada a servidores previamente agendados na Biblioteca, e acontecerá de segunda a quinta-feira, das 10h às 11h, durante o período de realização da exposição;

Roda de Conversa com o artista – será destinada a servidores interessados nos temas arte e cultura, e ocorrerá em data a ser definida.

EXPOSIÇÕES REALIZADAS – JOÃO CARLOS PIMENTEL

Iconografia Urbana de São Luís (Coletiva) – 2003 – Sesc São Luís

Exposições – Imagens do Corpo (Individual) – 2004 – Sesc São Luís

Itapecuru, imagens recorrentes (Coletiva) – 2006 – Sesc Itapecuru

Iconografia Urbana de São Luís (Coletiva) – 2007 – Galeria Nagy Lajos

Sem Perspectiva (Individual) – 2012 – Sesc São Luís

Iconografia Urbana de São Luís (Coletiva) – 2013 – Sesc São Luís

PRÊMIOS RECEBIDOS – JOÃO CARLOS PIMENTEL

Prêmio – Mostra maranhense de humor – 1999- melhor cartoon maranhense

Prêmio – Mostra maranhense de humor – 2000- melhor cartoon maranhense

Prêmio Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís – 1º lugar categoria pintura

SERVIÇO:

Abertura: 10 de setembro de 2019

Horário: 10h00

Período de visitação: 10 de setembro a 10 de outubro de 2019

Horário: 8 às 14h

Contatos Ascom TCE-MA:

Alexandre Vale – (98) 98821.4442

Fernando Abreu – (98) 99965.7265

João Carlos Raposo – (98) 988029922