TCE-MT recebe Comissão de Garantia da Qualidade

O Tribunal de Contas de Mato Grosso está sendo avaliado por meio do Marco de Medição do Desempenho dos TCs (MMD-TC). Na manhã desta quinta-feira (05/09), o conselheiro presidente Gonçalo Domingos de Campos Neto recebeu a equipe da Associação dos Membros dos TCs, liderada pelo conselheiro Edilson de Sousa, presidente do TCE-RO e do Colégio Nacional de Presidentes dos TCs. Na oportunidade, Sousa destacou o protagonismo do TCE de Mato Grosso “como instituição onde nasceu o MMD-TC, que é hoje a principal ferramenta de impulsionamento de melhorias nas Cortes de Contas de todo o país, sendo inegáveis os avanços no Controle Externo”.

A Atricon elevou e enalteceu a atuação dos Tribunais, pois o que nutre e motiva a instituição é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e nos colocamos à disposição para sermos avaliados
_______
Gonçalo Domingos de Campos Neto
Presidente do TCE-MT

Para o presidente do TCE-MT “a Atricon elevou e enalteceu a atuação dos Tribunais, pois o que nutre e motiva a instituição é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e nos colocamos à disposição para sermos avaliados”. O conselheiro Domingos Neto ainda lembrou que o TCE de Mato Grosso tem o interesse especial em ouvir dos auditores da Atricon apontamentos sobre aprimoramentos que possam ser realizados em sua gestão, como também conhecer experiências bem sucedidas de outros estados possíveis de serem adaptadas e utilizadas na realidade local.

 Integrantes e conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)

O Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas é um instrumentos de avaliação desenvolvido pela Atricon para fortalecer o sistema nacional dos TCs a partir de um padrão de fácil verificação e confirmação que contribui para a atuação harmônica e uniforme dessas instituições; para o aprimoramento da qualidade e agilidade das suas auditorias e dos julgamentos; para a valorização do controle social; e para a oferta de serviços de excelência. Em 2019, o MMD-TCE está em sua 4ª versão e é composto por 25 indicadores que agrupam cerca de 500 critérios de avaliação.

Secretária da Secretaria-Geral da Presidência do TCE-MT, Risodalva Beata de Castro

A atuação da secretária da Secretaria-Geral da Presidência do TCE-MT, Risodalva de Castro, foi elogiada pela equipe de visitantes, sendo lembrada pelo presidente do Colégio Nacional de Presidentes dos TCs, Edilson de Sousa, “pelo seu papel fundamental e desde a primeira etapa, ainda quando a Atricon esteve sob a liderança do conselheiro Antonio Joaquim, vemos a doação e árduo trabalho dela que nos trouxe a níveis avançados o que não seria possível sem o suporte que o TCE de Mato Grosso oferece”. Sousa adiantou que Risodalva Castro será homenageada durante o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que será realizado em Foz do Iguaçu-PR, nos dias 11 a 14 de novembro de 2019.

Equipe da Atricon liderada pelo conselheiro Edilson de Sousa, presidente do TCE-RO

DIVULGAÇÃO

ACESSE O LIVRO

A Comissão Externa da Atricon, entre os dias 5 e 6/9, vai aferir a qualidade da autoavaliação do TCE-MT com base do MMD-TC. Desde maio o TCE passa por autoavaliações para identificar a melhoria nas atividades de todas as áreas da instituição, principalmente no controle externo. Participaram da abertura dos trabalhos o vice-presidente do TCE-MT, Luiz Henrique Lima, os conselheiros interinos João Batista Camargo, Jaqueline Jacobsen, Isaias Lopes da Cunha e o conselheiro substituto junto à Presidência Ronaldo Ribeiro.

Secretaria de Comunicação do TCE-MT