TCE-MA: Visita de turmas da Uema marca retomada do projeto “Conhecendo o TCE”

Marcando a retomada do projeto “Conhecendo o TCE”, voltado para a ampliação do diálogo com a sociedade maranhense por meio de instituições de ensino médio e superior, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) recebeu, nesta quinta-feira (15), um grupo de 40 estudantes do Curso Técnico em Serviços Públicos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), financiado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

A visita, que começou as nove da manhã com as boas-vindas do presidente do TCE, conselheiro Washington Oliveira, contou com as palestras realizadas na sala retrátil da Escola Superior de Controle Externo, com os seguintes temas: “Conhecendo o TCE-MA” , por Renan Coelho – Secretário de Tecnologia e Inovação; “A Lei de Acesso à Informação”, por Péricles Diniz, Auditor Estadual de Controle Externo; “O banco de dados do TCE-MA e o Controle Social”, por William Jobim, Auditor Estadual de Controle Externo e “A Ouvidoria do TCE-MA”, por Wellington Salmito, Coordenador da Ouvidoria.

Ao final das palestras, como de costume, houve visita guiada por vários setores da instituição, durante a qual os estudantes receberam informações sobre as rotinas de trabalho de cada unidade.

Um diferencial dessa programação de retomada foi a transmissão simultânea das palestras por meio do canal da Escex no Youtube. O público-alvo foi formado por alunos das diferentes unidades da Uema que oferecem o Curso Técnico em Serviços Públicos em vários municípios do estado. O número de inscritos foi de aproximadamente 170 estudantes para essa atividade.

A visita foi coordenada pelo auditor do TCE-MA e professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), William Jobim, que também atua como coordenador do curso. “O Projeto Conhecendo o TCE permite o diálogo de nossa instituição com estudantes que estão ampliando os seus conhecimentos para atuar de forma transformadora e colaborativa, com foco na implentação das mudanças que nosso estado e país precisam. Como instituição responsável pela fiscalização das politicas públicas colaboramos nesse processo levando a eles conhecimentos sobre nossa forma de atuação e os serviços que prestamos à sociedade”, observa o auditor.

O PROJETO – Interrompido pela pandemia do coronavírus (Covid-19), o projeto Conhecendo o TCE integra um conjunto de ações destinada a fortalecer o diálogo com os diversos segmentos sociais, especialmente no campo educacional.

O projeto iniciou suas atividades em 2017, tendo à frente a Assessoria de Comunicação (Ascom) e a Escola Superior de Controle Externo (Escex). Até ser suspenso em decorrência da pandemia, o projeto trouxe ao TCE-MA centenas de estudantes de várias instituições, entre elas Faculdade Estácio de Sá, Facam e UNDB, com destaque para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

Nessa retomada, a ideia é que, além de continuar a receber turmas para visitas guiadas, o projeto desenvolva algumas atividades nas próprias instituições de ensino, como parte do calendário acadêmico. Outra novidade é também a transmissão de palestras online, que ficarão à disposição do público no canal da Escola.

Fonte: TCE-MA