TCE-MG: Assembleia elege novo conselheiro

Em sessão extraordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALEMG) nesta sexta-feira (07), o presidente do parlamento estadual, deputado Agostinho Patrus, foi eleito para ocupar a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que se encontra aberta desde 26 de novembro de 2021, em virtude da aposentadoria do conselheiro Sebastião Helvecio.

O deputado Antônio Carlos Arantes (PL) presidiu os trabalhos, submetendo a eleição de Agostinho Patrus – candidato único – à votação nominal dos parlamentares. O resultado foi a condução de Patrus ao TCE-MG por 69 votos a favor e dois em branco. A votação recebida dos colegas se deu de forma presente no plenário e também de forma virtual.

Mineiro de Belo Horizonte, segundo informações do sítio eletrônico da Assembleia, Agostinho Patrus é formado em Administração, pós-graduado em Gestão Empresarial e em Logística pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com atuação nos setores de transportes e agropecuário. Em 2011, tornou-se secretário de Estado de Turismo, cargo em que permaneceu até 2013. No Executivo, esteve à frente da formulação, implementação e execução das principais políticas públicas da área social e do turismo em Minas.

O novo conselheiro do TCE-MG também foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social em 2008. Durante a 18ª Legislatura, liderou o Bloco Compromisso com Minas Gerais. Foi presidente da Comissão Extraordinária das Barragens e vice-presidente da Comissão de Administração Pública.

Fonte: TCE-MG