TCE-MG comemora conquistas no Dia do Auditor de Controle Externo

Na manhã da última sexta-feira (25), o presidente do Tribunal de Contas mineiro, conselheiro Durval Ângelo, anunciou, na abertura do Primeiro Encontro de Auditores de Controle Externo, entre outros benefícios, o encaminhamento à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) do Plano para adequação da nomenclatura de analista para auditor dos servidores do Tribunal Contas de Minas Gerais.

Ao se dirigir aos servidores, Durval enfatizou a necessidade da construção de uma cultura fraterna, referindo-se sobretudo à ação pedagógica do Tribunal de Contas. “O TCEMG está de parabéns pelos auditores que tem. Nós todos estamos satisfeitos com o trabalho de cada um de vocês”, garantiu o presidente, salientando as ações a que o TCE vem se dedicando, como a primeira infância; auditoria operacional da educação, de terras devolutas, dos povos originários, obtendo, segundo ele, excelentes resultados.

Durval se referiu a outro importante acontecimento: a recente partida do papa Francisco, tendo enfatizado a contribuição do religioso para o fortalecimento do catolicismo no mundo. Citou ainda o Didaquê – manual de religião, uma espécie de catecismo para os primeiros cristãos – e afirmou que cristão tem dupla cidadania; com a polis e com a cidadania eterna. “Só pode esperar a cidadania definitiva quem viveu a terrestre”, afirmou o presidente, ainda fazendo menção ao manual.

Em seguida, a servidora aposentada do Tribunal de Contas, Maria Aparecida Aiko Ikemura, presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Estado de Minas Gerais (AudTCE-MG), agradeceu o apoio da presidência do TCE para a realização do evento, que, segundo ela, traz para a agenda do Tribunal uma data já celebrada nacionalmente pela maioria dos estados brasileiros.

Acrescentou Ikemura que a data foi escolhida para despertar, manter e renovar o espírito público defendido pelo então ministro da Fazenda, Serzedello Corrêa, que, nesse mesmo dia 27 de abril do ano de 1983, renunciou ao cargo para defender a atuação independente e autônoma do Tribunal de Contas, em enfrentamento ao decreto do presidente da República, Floriano Peixoto, que retirava a competência do TCU para impugnar despesas consideradas ilegais. “Esta comemoração, como outras que estão acontecendo no Brasil afora nesse período, busca congregar todos aqueles que compartilham do desejo de nortear nossos valores e objetivos em prol do controle externo”, assegurou a presidente.

Também fizeram parte da mesa de honra o procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco; o vice-presidente Regional para Assuntos dos Tribunais de Contas, Região Sul/Sudeste, da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Gihad Menezes; a superintendente de Controle Externo do TCEMG, Jaqueline Lara Somavilla; e a Superintendente de Gestão e Finanças do TCE, Milena de Brito Alves. Presentes na comemoração, o conselheiro em exercício, Telmo Passareli; o conselheiro (aposentado) Wanderley Ávila, além do secretário do Tribunal de Contas da união (TCU)  no Estado de Minas Gerais, Rodrigo de Oliveira Bueno Queiroz Fontes.

Na sequência, o analista do TCEMG, que é vice-presidente do AudTCE-MG, Anderson Sampaio, falou da atuação da AudTCE-MG no primeiro ano de sua fundação, apresentando os propósitos mais importantes da associação. Temáticas como o trabalho da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) no aperfeiçoamento, padronização e eficiência das Cortes de Contas; o consensualismo e o assédio moral e sexual nos Tribunais de Contas também foram tratadas no evento, que encerrou com uma sessão de perguntas e respostas.

I Encontro de Auditores de controle externo

Fonte: TCE-MG