O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) divulgou um relatório preliminar da ação de fiscalização nas escolas mineiras feita entre os dias 24 e 26/04, dentro do programa Fiscalização Ordenada Nacional. A ação foi realizada por todos os tribunais de contas do país com o objetivo de identificar os principais problemas de infraestrutura das instituições de ensino. Em 62% das 34 escolas visitadas pelos técnicos do TCE-MG foram observadas inadequações nas salas de aula, enquanto em 70% foram encontrados problemas na entrada das escolas.
76% das escolas visitadas não tinham Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) no prazo de validade, enquanto 44% não tinham câmeras de segurança. Uma em cada três escolas não tinha biblioteca, já 46,7% das unidades de ensino tinham problemas aparentes na despensa que armazenava os alimentos.
Em relação ao fornecimento de água, 88% das escolas estavam regulares. 73.5% dispunham de recursos de acessibilidade em suas vias de circulação interna, enquanto em 32% das unidades os técnicos do tribunal encontraram inadequações nas condições de limpeza e higiene.
Os técnicos do Tribunal de Contas mineiro avaliaram cerca de 200 quesitos em cada escola visitada. O relatório nacional será divulgado na sexta-feira (28), data em que se comemora o Dia Internacional da Educação. Nos três dias de fiscalização, técnicos do tribunal estiveram em 34 escolas de 20 cidades da mesorregião de Belo Horizonte.
Veja as cidades:
Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Itabirito, Jaboticatubas, Conselheiro Lafaiete, Esmeraldas, Mateus Leme, Serra Azul de Minas, Serro, Rio Vermelho, Moeda, Sarzedo, Ibirité, Nova Lima, Bonfim, Itaverava, João Monlevade e São Domingos do Prata.
Veja os nove itens já divulgados
• 70,6% das escolas tinham problemas na entrada
• 61,8% tinham inadequações nas salas de aula
• 76,5% não tinham Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros no prazo de validade
• 64,7% não tinham biblioteca
• 32,4% tinham inadequações na limpeza e higiene
• 46,7% tinham problemas no armazenamento dos alimentos nas despensas
• 44,1% não tinham câmeras de segurança
• 73,5% das escolas têm recursos de acessibilidade
• 88,2% têm fornecimento regular de água
Veja as fotos da Operação Educação
Fonte: TCE-MG