TCE-MS apresenta equipe de auditoria independente à prefeita da capital

O Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE-ES) apresentou à prefeita de Campo Grande, Adriane Barbosa Nogueira Lopes, e a subsecretária de Gestão de Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, a equipe que compõe a Comissão de Auditoria Independente (CAIN), responsável pela realização de auditoria independente, do exercício de 2022, do projeto Viva Campo Grande II, que é financiado parcialmente com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A reunião foi realizada na sede da Prefeitura da Capital, na última segunda-feira (8).

Durante o encontro, o coordenador da Comissão de Auditoria Independente (CAIN), Sandelmo Albuquerque, anunciou o início da segunda fase dos trabalhos, que consiste na Auditoria Financeira para Propósitos Especiais nas Demonstrações Financeiras do Programa do Desenvolvimento Integrado do Município de Campo Grande “Daremos início a fase de execução, ou seja, acompanharemos o dia a dia desses trabalhos que vão nos possibilitar aferir de que forma os recursos públicos estão sendo utilizados”, explicou.

Para a prefeita de Campo Grande, Adriane Barbosa Nogueira Lopes, os trabalhos realizados pela Comissão de Auditoria Independente trazem lisura e transparência à aplicação do dinheiro público. “O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) vem se mostrando um importante parceiro nessa construção. O encontro dessas duas equipes técnicas do tribunal e da prefeitura trazem transparência e segurança para nossos projetos”.

A Subsecretária de Gestão de Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, afirma que o trabalho preventivo é o caminho para diminuir despesas na administração pública. “Essa parceria tem ajudado a prefeitura a melhorar seu sistema de controle, dessa forma podemos mostrar para a sociedade com transparência onde o recurso está sendo investido”.

O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, ressalta o compromisso da Corte de Contas em auxiliar os jurisdicionados na correta aplicação do dinheiro público. “O presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, vem realizando um trabalho preventivo e pedagógico e, nesse sentido, foi criada uma comissão formada por uma equipe técnica altamente qualificada para dar esse apoio à equipe técnica da prefeitura de Campo Grande”, finalizou.

O TCE-MS foi credenciado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2018, depois de avaliação criteriosa da estrutura, organização, metodologia e da capacidade para execução de auditorias em recursos internacionais em projetos estaduais e municipais financiados pelo Banco em Mato Grosso do Sul.

Fonte: TCE-MS