TCE-MS assina contrato para implantar sistema de integração e gerenciamento de dados

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), conselheiro Cícero Antônio de Souza, no dia 23 de abril, contrato com a empresa Modulo Security Solutions S/A, para fornecimento de “licença de uso perpétua do software Módulo Risk Manager, mais cinco mil horas de operação assistida para integração, aperfeiçoamento e automação dos principais processos de Governança, Risco e conformidade e treinamento oficial do software”.

De acordo com o diretor comercial da empresa Módulo, Antônio Carlos de Souza Rangel, essa plataforma permite extrair dados do sistema existente nas organizações; organizar esses dados em formato de indicadores proporcionando o apoio na tomada de decisão mais ágil e, ainda, a estratificação desses indicadores no formato de gráfico, expondo em painéis que permitem aos executivos acompanhar as ações decorrentes das situações identificadas.

Na avaliação do conselheiro Cícero de Souza, o novo sistema é uma complementação de tudo que vem sendo feito na área de informática através do Programa de Modernização do TCE/MS. “Essa ferramenta que estamos adquirindo e implantando dará agilidade e integração, distribuindo a informação de uma forma mais democrática para os conselheiros, auditores, procuradores e auditores de controle externo”, disse.

“Essa integração é fundamental, pois não adianta informatizarmos o Tribunal se não tivermos uma ferramenta que permita cruzar os dados para obter de imediato e de forma coerente as informações necessárias para que possamos dar um parecer, uma opinião, uma consulta e tudo aquilo que é de competência do TCE/MS”, explicou o presidente.

De acordo com o Diretor-Geral de Gestão e Modernização do TCE/MS, Parajara Moraes Alves Junior, esse sistema vai permitir o cruzamento  das informações que estão disponíveis em vários sistemas, como E-TCE, SICOM, SICAP e LRF. “Temos uma camada muito grande de informações e esse sistema vai consolidar isso, apontando erros e alguns problemas que a gente poderá tratar diferencialmente na fiscalização”, explicou.

“Através dessa informação vamos não só melhorar a qualidade da nossa fiscalização como também vai nos dar um poder gerencial muito grande, ajudando a definir melhor nosso planejamento estratégico, ver onde nos estamos falhando e fazer uma correção em cima disso”, afirmou Parajara. Segundo ele trata-se de um sistema bastante abrangente, que vai ajudar com todas as unidades do TCE e também possibilitará o cruzamento de dados com outros órgãos públicos através de convênio.

De acordo com o diretor comercial da Módulo, Antônio Carlos de Souza Rangel, a solução oferecida pelo Risk Manager foi testada em diversas situações e em diversas organizações públicas e privadas. “Nós temos presença hoje em inúmeros ministérios de órgãos federais, estaduais e municipais, como os Tribunais de Contas do Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal; nos Tribunais Superiores, nos Conselhos Superiores de Justiça e nos Tribunais Estaduais de Justiça”, afirma.

Leave a Reply