TCE-MS e Conselho de Contabilidade firmam acordo de cooperação

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Iran Coelho das Neves e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul, Iara Sônia Marchioretto, assinaram nesta segunda-feira, 01 de outubro, acordo de cooperação técnica para a promoção de intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural. O convênio, celebrado por meio da Escola Superior de Controle Externo, visa o desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas voltadas a assessoramento, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores do TCE-MS e do CRC-MS, profissionais contábeis e acadêmicos.

Esse é o segundo acordo de cooperação firmado entre as Instituições, que poderão atuar em parceria na realização de cursos e seminários, promoção de intercâmbio de material bibliográfico e publicações, projetos de pesquisa e educação, entre outras ações.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Iara Sônia Marchioretto, reafirmou o compromisso da entidade com a educação continuada. “Estamos à disposição desta Corte que tem uma responsabilidade muito grande. Com a designação técnica de análise das demonstrações contábeis públicas, com a análise das prestações de contas por profissionais devidamente qualificados e registrados no CRC, o TCE protege a sociedade e visa à governança pública, a transparência social das ações. Nós devemos trabalhar conjuntamente em prol da sociedade e esse termo está sendo renovado nesse sentido”.

Com este ato o TCE-MS avança mais um importante passo no percurso que se propôs, de assegurar capacitação continuada aos gestores e jurisdicionados como a forma eficaz de sedimentar valores como legalidade, impessoalidade, transparência, moralidade e eficiência, fundamentais para a boa governança pública.

O presidente da Corte de Contas do Estado, conselheiro Iran Coelho das Neves, ressaltou que todo o trabalho de qualificação profissional desenvolvido pela Escoex conta agora com a importante contribuição do CRC que traz para o TCE-MS um acervo de conhecimento de mais alto valor. “O TCE continua firme nessa caminhada porque estamos convencidos que a qualificação e a capacitação e os acordos que temos feitos com entidades na área do controle contribuem muito para a qualificação dos nossos servidores.”

O ato de assinatura também teve a participação do diretor da Escola Superior de Controle Externo, conselheiro Waldir Neves, do corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Ronaldo Chadid, do ouvidor, conselheiro Osmar Jeronymo,  do conselheiro Marcio Monteiro, da vice-presidente do CRC, Tania Regina dos Santos Machado, e a diretora executiva do Conselho, Selma Cristina Silva.

 Tania Sother