TCE-MS: Escoex inicia educação a distância e promove mais cinco cursos em abril

Conselheira e diretora da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), Marisa Serrano

Durante a sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), desta quarta-feira (03/04) a conselheira e diretora da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), Marisa Serrano anunciou a realização de seis cursos no mês de Abril para servidores da Corte de Contas e técnicos dos órgãos jurisdicionados.

A conselheira informou ao presidente, Cícero Antonio de Souza, conselheiros e funcionários que no último dia 02, teve início o Curso de Educação a Distância (EAD) sobre as Novas Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, com término previsto para o dia 31 de maio.

De acordo com Marisa Serrano este curso recebeu 276 inscrições, sendo validadas 160, dos quais 66 são servidores do TCE/MS e 94 de órgãos jurisdicionados. A conselheira destacou com altamente positivo a quantidade de inscritos e esclareceu que o número excedente de inscritos poderá fazer o curso em outra oportunidade.

Na oportunidade o presidente do TCE/MS, conselheiro Cícero de Souza agradeceu a conselheira pelo brilhante início de sua gestão como diretora da Escoex, “função que assumiu este ano, emprestando a sua experiência como educadora, o que dignifica a instituição através do conhecimento e capacitação de seus servidores, com apoio de todo o conselho deliberativo”, afirmou.

Conforme o artigo 8º da Portaria Nº 753, de 21 de dezembro de 2012 do Tesouro Nacional as partes IV (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP) e V (Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público – DCASP) deverão ser adotadas por todos os entes da Federação até o término do exercício de 2014. Daí a antecipação do TCE-MS em capacitar seus técnicos e dos órgãos jurisdicionados para atender a legislação em vigor.

Outros cursos – A conselheira também informou que no próximo dia 10 de abril terá início o curso “Sanções Administrativas”, em parceria com a Advocacia Geral da União (AGU) e Procuradoria Geral do Estado (PGE), que resultou em mais 10 cursos na área jurídica no período de abril a novembro de 2013.

De 15 a 19 de abril, será a vez dos servidores do Tribunal de Contas inscritos através da intranet, participarem do curso Google Apps. Também no dia 15 será realizado o curso de “Português Jurídico”; e no dia 22 de abril um curso sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, todos voltados aos servidores do Tribunal. Já no dia 26 de abril será a vez dos gestores da Corte de Contas, diretores, chefes de departamentos e de gabinetes participarem do curso “Diagnóstico e Soluções de Problemas”.

Biblioteca – Ainda durante a sessão a conselheira Marisa Serrano informou que a Biblioteca Nelson Benedito Netto, estará em breve divulgando através da Assessoria de Comunicação Social o seu “Sistema de Automação” (SIABI). “O Objetivo é garantir maior agilidade e comodidade aos usuários visualizando títulos e autores pela Intranet, e efetuando renovação de empréstimos dos livros na própria unidade organizacional”, explicou.

Leave a Reply