TCE-MS lança livro que avalia IDEB dos municípios de 2005 a 2013

ideb_conviteO presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), Waldir Neves, lança no próximo dia 27 de maio, às 10 horas, no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), uma publicação que apresenta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Gastos em Educação (IDEB), e o gasto aluno/ano de todos os municípios de Mato Grosso do Sul no período de 2005 a 2013. O livro traz um ranking que dá uma visão geral de como está cada município em relação à aprendizagem e ao gasto público com a educação.

 De acordo com o conselheiro Waldir Neves, a educação é um processo contínuo que transforma a informação em conhecimento, consolidando valores como liberdade, tolerância e senso crítico. A cidadania só poderá ser plenamente exercida quando as instituições públicas disponibilizarem instrumentos de análise que permitam avaliar avanços e retrocessos em áreas estratégicas de nossa sociedade. “Acredito que publicações como esta contribuem para transformar positivamente a nossa realidade”, afirma.

 Waldir Neves destaca que a proposta para elaboração deste trabalho é uma iniciativa da diretora-geral da Escoex, conselheira Marisa Serrano, que ao longo de sua carreira se notabilizou pela preocupação com os assuntos ligados à educação. “Mais uma vez a conselheira Marisa Serrano contribui para o avanço e aprofundamento do debate acerca da qualidade dos serviços públicos”, disse o presidente.

 De acordo com a conselheira Marisa Serrano, a disponibilização de indicadores que auxiliam a avaliação dos resultados da gestão educacional dos jurisdicionados teve início em 2013, quando o TCE-MS e a Escoex lançaram o primeiro livro da série transparência com os indicadores de qualidade educacional no ensino fundamental e do gasto aluno/ano do período 2005 a 2011.

 Nesta publicação, para cada município são apresentados os indicadores Ideb do Ensino Fundamental e gasto aluno/ano da Rede Municipal de Ensino nos anos 2005-2007-2009-2011 e 2013, além da taxa de analfabetismo, IDHM, PIB e outros indicadores. Segundo a conselheira Marisa Serrano “o livro fornece informações que possibilitam a análise do uso dos recursos públicos na educação, auxiliando gestores municipais e a todos que, direta ou indiretamente, estão ligados ao setor”.

 Palestra – A Escoex convidou para ministrar palestra no evento o professor Pedro Demo, graduado em Filosofia e Doutor em Sociologia, com pós-doutorados na Alemanha e Estados Unidos. Ele é professor titular aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, instituição que lhe conferiu também o título de Professor Emérito.

 O palestrante é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e de Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. No Ministério da Educação, foi Secretário-Geral Adjunto de 1979 a 1983 e Diretor Geral do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) de 1984 a 1985. É ainda autor de mais de 100 artigos completos em periódicos e mais de 70 livros.