Reunidos no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul participaram na manhã desta quinta-feira, 4 de novembro, do curso – Planejamento, Fiscalização e Gestão de Contratações na Prática. A oportunidade é para que os servidores aprimorem seus conhecimentos na área das contratações, reafirmando um importante pilar da gestão do presidente Iran Coelho das Neves, que é a qualificação e a capacitação do corpo técnico da Corte de Contas.
Na abertura, o diretor da Secretaria de Administração e Finanças do TCE-MS, Geanlucas Júlio de Freitas, ressaltou a importância da oficina que é a primeira presencial pós-pandemia. “O curso vem responder a uma questão que vem a nossa mente que é: o que eu preciso saber para exercer bem as minhas funções? Uma oficina que tem como finalidade melhorar a fiscalização, a gestão e o planejamento das contratações públicas, um processo de melhoria contínua”.
A coordenadora-geral da Escoex, Sandra Rose, reforçou que o TCE-MS é um órgão de controle e fiscalização e que, por meio da Escoex, oferece a capacitação para o aperfeiçoamento dos servidores. “ Agradecemos ao presidente Iran Coelho das Neves e ao diretor-geral da Escoex, conselheiro Waldir Neves, pelo apoio e suporte que têm dado para que a Escola de Contas sempre ofereça esses cursos”.
A oficina que tem como objetivo capacitar os servidores na compreensão sobre como proceder às fiscalizações e a gestão do contrato administrativo, sobre o papel e as responsabilidades do fiscal e do TCE-MS, conta como instrutores, o Gerente de Licitações do Tribunal de Contas, Paulo Cézar Santos do Valle e o advogado e membro da equipe de Pregão do TCE-MS, Plínio José Tude Nakashian.
Com carga horária de 40 horas/aula, dividido em três módulos, o curso que teve início nesta quinta-feira (4/11), ainda será ministrado nos dias 9, 11, 16,18, 23, 25 e 30 de novembro, e nos dias 2 e 7 de dezembro.
Olga Mongenot