TCE-MT: 150 acadêmicos de Direito da Universidade de Cuiabá visitam a instituição

Os acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), campi Beira Rio e Pantanal, participaram na manhã da última terça-feira (05.09) do TCEstudantil. Desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso há 16 anos, o projeto já trouxe à instituição mais de 30 mil estudantes do ensino médio e superior. Desta vez, foram 150 acadêmicos, dentre alunos e professores, que tiveram a oportunidade de discutir sobre controle social com técnicos e auditores do TCE de Mato Grosso, conhecer o controle externo desempenhado pela instituição e acompanhar o julgamento de processos feitos no plenário Benedito Vaz de Figueiredo.

Dentre os participantes, Francisco Delmondes Bentinho, da Unic Beira Rio, chamou a atenção pelos cabelos brancos. Aos 75 anos, está nos momentos finais de sua primeira graduação. O acadêmico, atualmente, está fazendo estágio no Tribunal de Contas de Mato Grosso, na Consultoria Técnica e, conforme contou, esta é uma oportunidade de conhecer a instituição em que trabalha sob uma outra perspectiva. “É interessante mencionar que eu vim trabalhar aqui através do estágio. É através dos estudos que podemos galgar na vida. Fico feliz que meus colegas estejam conhecendo este trabalho importante que o TCE desenvolve de fiscalização, de julgamentos e de auditorias”, pontou.

Luana Lopes, do 10º período da Unic Beira Rio, pretende seguir pelo caminho da magistratura. Mas agora, conhecendo melhor o Tribunal de Contas, ela brincou que se houver uma oportunidade de trabalhar na instituição poderá enveredar pelo caminho das auditorias. “O Tribunal de Contas é um órgão muito eficiente e uma instituição idônea. Por isso é um privilégio conhecer o julgamento dos processos, o trabalho de controle externo que é desempenhado e, quem sabe, ter a oportunidade de passar em um concurso público para esta instituição”, comentou.

Segundo o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unic Pantanal, Raphael Fabrini, é muito importante que o Tribunal de Contas abra suas portas à sociedade. “Os acadêmicos podem conhecer um futuro campo de trabalho e, além disso, aprendem sobre cidadania, controle externo e social e o resultado de políticas como estas geram bons resultados a toda sociedade. É imprescindível conhecer este trabalho desempenhado pelo Tribunal de Contas”, confirmou.