TCE-MT inaugura curso de pós-graduação do projeto "FGV Para Todos" com aula magna

Conselheiro presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli participou da mesa de abertura da Aula Magna do projeto “FGV para todos”

Com a presença do Presidente Conselheiro José Carlos Novelli, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) realizou hoje (10.04) a Aula Magna do Projeto “FGV Para Todos”. O coordenador adjunto dos cursos de pós graduação da Fundação Getúlio Vargas, Paulo César Melo da Cunha, proferiu palestra sobre segurança jurídica e as relações do Estado com o particular. A aula foi ministrada no auditório da Escola Superior de Contas para os servidores da instituição matriculados no curso de pós-graduação em Direito e Controle Externo na Administração Pública.

Desde 2006 o Tribunal de Contas de Mato Grosso capacita os servidores em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Ao dar as boas vindas aos novos alunos, o Presidente Conselheiro José Carlos Novelli relembrou do começo dessa parceria. “No dia 02 de fevereiro de 2006 teve início o  primeiro curso de especialização da FGV e nesse mesmo ano foi inaugurada a Escola Superior de Contas. A partir daí foi implantada a cultura interna do planejamento, da inovação e da valorização do conhecimento”, disse.

Ainda em sua fala o presidente do TCE-MT disse que estão sendo investidos R$ 4 milhões em capacitação profissional. “Em dois anos serão

Coordenador adjunto dos cursos de pós graduação da Fundação Getúlio Vargas, Paulo César Melo da Cunha, proferiu palestra

capacitados com cursos de especialização 270 servidores e até 2015 a qualificação atingirá 100% dos técnicos e auditores públicos externos” Somente em 2013, foram abertas seis novas turmas, com 45 alunos cada, e duração de 19 meses. Duas turmas começam neste mês, as demais em julho e em outubro.

O objetivo da aula magna foi oferecer uma perspectiva dos principais temas que serão tratados ao longo do curso, bem como os princípios que devem nortear a atuação da Administração Pública e suas implicações jurídicas, políticas e econômicas. O coordenador do curso, Paulo César Melo da Cunha também destacou a parceria entre o TCE-MT e a Fundação Getúlio Vargas. “O Estado hoje é gerido pelo modelo regulador e não se pode falar em ausência de controle. Por isso, esta especialização é de grande importância para o aprimoramento dos servidores técnicos, que devem estar sempre se atualizando”.

Um exemplo disso é o auditor público, recém-nomeado, José Marcelo de Almeida Perez, que está matriculado no curso. “Este curso é voltado para a prática. Como a auditoria envolve trabalho externo, esta especialização proporcionará uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à sociedade”.

O “FGV para Todos” é um dos subprojetos do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e atende o Objetivo Estratégico 11 (Aprimorar o desempenho profissional e gerencial) do Planejamento Estratégico da Gestão 2012-2013.

Leave a Reply