TCE-MT: Municípios adesos ao PDI recebem capacitação diferenciada no Sistema Geo-Obras

Servidores dos 23 municípios adesos ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas de Mato Grosso, receberam uma capacitação diferenciada sobre obras públicas. Cento e vinte engenheiros, servidores do setor de licitação, fiscais de contrato, controladores internos e contadores desses municípios fizeram na última quinta-feira (23) o curso “Controle Gerencial e Uso do Geo-Obras”, com a finalidade de aperfeiçoar os procedimentos e minimizar os erros mais comuns quando o assunto é obra pública.

O curso foi ministrado pelo secretário de Obras e Serviços de Engenharia do TCE-MT, Emerson Augusto de Campos, que ano passado aplicou essa mesma capacitação aos servidores dos três municípios considerados cases de sucesso do PDI: Campo Verde, Sinop e Tangará da Serra. Emerson Campos explica que os participantes receberam informações e orientações de como proceder da fase de licitação da obra pública, passando pela fiscalização até a garantia quinquenal da obra recebida.

O secretário afirma que a expectativa do Tribunal de Contas é que a capacitação permita a esses profissionais envolvidos na gestão das obras públicas o aperfeiçoamento dos procedimentos, a fim de minimizar os erros mais frequentes identificados nas contratações de obras públicas.

Segundo a coordenadora do PDI, a secretária de Atendimento às Unidades Gestoras (SAUG), Naíse Silva Freire, as 120 vagas disponibilizadas foram preenchidas e o TCE-MT fará um esforço para atender aos servidores que ficaram na lista de espera.