Na terça-feira, 18, foram encerradas as atividades do Programa de Ambientação e Formação de Servidores Ingressantes, coordenado pela Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav). Participaram da capacitação os recém-empossados no cargo de auditor de controle externo do TCE-PA no último dia 17 de janeiro.
O Programa teve a duração de quase um mês e contou com a apresentação das competências das unidades do TCE-PA e deveres como servidor, além de formação técnica específica para os auditores da área de fiscalização.
A proposta da iniciativa teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes e facilitar a ambientação no Tribunal.
A secretária da Escola de Contas, Maria do Carmo de Sousa, destacou a importância da formação. “O Programa de Ambientação e Formação para os servidores ingressantes tem como objetivo apresentar a cultura organizacional deste Tribunal baseando-se em sua missão constitucional, visão, valores e objetivos estratégicos, bem como possibilitar a formação técnica inicial em temas pertinentes às suas áreas de formação”, ressaltou.
“O programa visa facilitar o processo de Ambientação dos novos servidores, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências, o que otimizará as atividades que serão desempenhadas pelos novos servidores, produzindo melhores resultados para este Tribunal e, certamente, para toda a sociedade”, finalizou a secretária.
O curso foi ministrado pelo conselheiro substituto do TCE de Mato Grosso Luiz Henrique Lima. Ele abordou aspectos referentes a atuação do controle externo e o papel proativo de organizações do sistema como Atricon, Instituto Rui Barbosa, Audicon e ANTC. Durante o curso foram identificadas as principais características dos processos de controle externo e suas distinções e similaridades com as esferas judicial e administrativa.
Realizada pela primeira vez pelo TCE-PA, a formação técnica também contou com aulas ministradas pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União Paulo Vinhas. O professor convidado tratou especificamente do tema auditoria governamental, com atenção aos tipos de matrizes, como a de planejamento; a de riscos; a de achados; a de responsabilização; e aos tipos de relatórios e seus encaminhamentos.
O último dia foi marcado pelo ensino de técnicas sobre a inspeções e acompanhamento de obras pelos auditores Ayamy Migiyama, Felipe Alvarenga, Anna Carolina Holanda, da Controladoria de Obras, Patrimônio Público e Meio Ambiente.
“Os novos servidores estão tendo a oportunidade de se prepararem antes de lidar com os processos de fato e também podem ter uma visão mais ampla do Tribunal como um todo. Podem entender o funcionamento da Segecex e também que nós, especificamente da controladoria de obras, trabalhamos transversalmente. É importante esse contato com eles”, disse a servidora Ayamy.
A nova servidora, Bárbara Sinfrônio avaliou como muito positivo o Programa de Ambientação e Formação de Servidores Ingressantes. “Percebi que ele foi importante não só para conhecermos o Tribunal de forma mais ampla, mas para ambientarmos com todo o processo de atuação do próprio TCE. Se nós tivéssemos sido lotados diretamente, talvez nós não fôssemos ter essa visão. E além do conhecimento técnico que nos foi passado, nós tivemos a oportunidade de experimentar na prática o que nós vamos fazer”, revelou.
Com o fim da ação pedagógica, os ingressantes iniciaram as suas atividades profissionais na quarta-feira, 19.
Fonte: TCE-PA