TCM-PA: Mais de 1 mil pessoas participam da segunda edição do CAPACITação em 2022

Segundo dados da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, mais de mil gestores e servidores públicos de 41 municípios do sul do Pará participaram do projeto CAPACITação realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), em Marabá, entre os dias 27 e 30 de junho.

Entre o público, estão prefeitos, secretários municipais, presidentes de câmaras de vereadores, de fundos municipais, de conselhos de educação, saúde, assistência social e outros, que estiveram em 25 palestras e cursos que levaram orientação técnica para melhoria e aperfeiçoamento das gestões municipais.

O vice-presidente do TCM-PA e diretor geral da Escola de Contas Públicas, conselheiro Antonio José Guimarães, destacou o crescimento entre a primeira e segunda edição do projeto em 2022 em decorrência da necessidade dos municípios em estarem mais próximos do Tribunal para esclarecer dúvidas e retratar suas vivências, mesmo com as atividades virtuais constantes disponibilizadas aos jurisdicionados.

Os cursos foram ministrados por membros e servidores do TCM-PA, contando também com a participação de representantes de instituições parceiras, como o Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Outro parceiro do CAPACITação é o Ministério Público Estadual.

“Participar do projeto CAPACITação do TCM, para nós, do Tribunal de Contas do Estado, é poder desenvolver um dos papéis mais nobre que temos que é o papel pedagógico. Ao mesmo tempo que a gente chega e leva a melhoria da gestão do recurso público, é fazer com que esse gestor consiga devolver pra sociedade um melhor serviço. E, assim, todos ganham: gestor, os Tribunais de Contas e toda sociedade”, comentou o secretário do TCE-PA em Marabá, Rafael Laredo, que palestrou no evento.

A presidente do TCM-PA, conselheira Mara Lúcia, o conselheiro corregedor Sérgio Leão, o conselheiro Cezar Colares e a conselheira substituta Márcia Costa estiveram também na segunda edição do CAPACITação.

Os participantes da segunda edição enfatizaram a necessidade do TCM-PA ir às regiões com conhecimento técnico. “Trazendo lá de Belém o Tribunal de Contas até aqui no Sul do Pará, onde facilita para os servidores ampliarem e enriquecerem seus conhecimentos. Os servidores saem daqui mais preparados para desempenhar as funções nos respectivos municípios”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de São Félix do Xingu, Gonçalo Araújo. Para o servidor da Prefeitura de Tucuruí, Natalino Medeiros, o contato mais pessoal das gestões municipais com a equipe do Tribunal para tirar dúvidas e ter exemplos práticos das mudanças legais ocorridas ultimamente, principalmente após momento pandêmico de Covid-19.

O CAPACITação 2022 é um projeto promovido pela Escola de Contas Públicas do TCM-PA, sob a coordenação geral do conselheiro Antonio José Guimarães, com total apoio da presidente Mara Lúcia e conselheiros da Corte de Contas. Acesse o site da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha” e confira a grade de cursos disponibilizados gratuitamente.

Fonte: TCM-PA