TCE-PA promove Campanha Setembro Amarelo 2022 em prevenção ao suicídio

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realiza mais uma edição da campanha Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio com programação especial dedicada aos servidores da Corte de Contas.

Entrevista, palestra e roda de conversa estão entre as ações da campanha, que é uma inciativa da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), conduzida pelo conselheiro Luís Cunha.

Na próxima segunda-feira (12), a Rádio TCE-PA apresenta o Programa Vida Saudável com entrevista sobre a importância do gerenciamento de emoções com a psicóloga Joyce Tavares, da CSQ. O programa será veiculado a partir de meio-dia, com reprise na terça-feira, 13, e estará também disponível na intranet.

Na quarta-feira (14) haverá a palestra “Saúde mental no Ambiente de Trabalho”, a ser proferida pela neuropsicóloga Ivone Barbosa, do Hospital das Clínicas Gaspar Viana. A palestra ocorrerá das 9h às 11h, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira.

A programação da campanha Setembro Amarelo 2022 continua na quinta-feira, 15, com a roda de conversa envolvendo os servidores do Programa de Preparação para Aposentadoria do TCE-PA. A ação, que tem como tema “Gerenciando Emoções“, será das 9h às 11h, na Sala de Aula da Escola de Contas Alberto Veloso. Haverá emissão de certificado. As inscrições podem ser feitas pelo Siga da Ecav.

Campanha Nacional – Criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha Setembro Amarelo é realizada em todo o país em combate ao ato de se tirar a própria vida. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
O suicídio é uma triste realidade que gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Considerando os episódios subnotificados, estima-se que o número de suicídios seja de mais de um milhão por ano.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia, o que evidencia a relevância do assunto para as autoridades na prevenção deste mal que afeta famílias e prejudica a vida social.

Fonte: TCE-PA