TCE-PB atualiza cadastro de 535 obras públicas em 200 municípios

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes, reuniu-se com cerca de 20 auditores que participaram da Caravana das Obras que, em 15 dias de atuação, promoveu a atualização de 535 obras públicas localizadas em 200 municípios paraibanos.

O Esforço para a atualização do cadastro do Sistema de Georreferenciamento de Obras Públicas (GeoPB), implantado em 2011 e desde então aprimorado pelo TCE, a Caravana foi projeto apresentado aos prefeitos municipais, no último dia 29, no Plenário Ministro João Agripino Filho, a Sala de Sessões da Corte, para onde foram convidados.

O roteiro de visitas dos auditores do Tribunal incluiu hospitais, postos de saúde, escolas, quadras esportivas, reformas em prédios públicos, açudes, poços, esgotamento sanitário, redes elétricas e hidráulicas, praças, pavimentação de ruas, abatedouros, mercados e outros projetos de engenharia construídos, ou em fase de construção.

No encontro desta quinta-feira com a equipe de auditores, o conselheiro André Carlo tratou do GeoPB como “ferramenta necessária à ampliação do olhar e dos braços do Tribunal, em auxílio à boa gestão pública e ao conjunto da sociedade”. Entende ele que a Caravana das Obras “é um passo importante para a utilização plena de um sistema destinado a acompanhar a execução de projetos e serviços com recursos da sociedade”.

A seu ver, a Caravana das Obras já alcançou seu primeiro objetivo: agregar maior número de técnicos do TCE à tarefa rotineira de inspeção ao que se executa, na Paraíba, com dinheiro público. A reunião, em seu gabinete, também serviu para a coleta de sugestões para o aperfeiçoamento das inspeções.

Ascom/TCE-PB